23.9 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

SSP contabilizou 215 crimes eleitorais na Bahia

Mais Lidas

As forças de segurança estaduais contabilizaram 215 crimes eleitorais, na Bahia, até às 19h deste domingo (15). Compra de votos, boca de urna, transporte de eleitores, abuso de autoridade e desobediência foram registrados na Região Metropolitana de Salvador e no interior. Em Salvador não houve flagrante.

A polícia contabilizou 210 casos nos municípios do interior e cinco crimes eleitorais na RMS. Os autores foram apresentados à Justiça Eleitoral.

Equipes das polícias Militar, Civil e Técnica, além do Corpo de Bombeiros, de forças federais, municipais e organizações privadas seguem acompanhando a apuração. As instituições atuam de forma integrada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no prédio operacional da Secretaria da Segurança Pública.

Região de Guanambi termina sem ocorrências

Nenhuma ocorrência eleitoral e criminal foi registrada em Guanambi e municípios de abrangência do 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), no período eleitoral. A informação foi repassada pelo comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Arthur Mascarenhas, à Rádio Cultura de Guanambi, no final da tarde deste domingo (15).

Segundo o comandante, até o momento está tudo dentro do planejado pelo Setor de Planejamento Operacional, tanto em Guanambi, quanto nas outras nove cidades de abrangência. Ele explicou que não houve ocorrências de prisões e nem registros de crimes, tanto eleitoral, como crime comum.

Ainda Conforme Mascarenhas, foram 50 dias de propaganda eleitoral, sem nenhuma intercorrência, exceto algumas apreensões de aparelhagem de som que foi de fundamental importância para manutenção da paz, onde nos 10 municípios não houve, após essas apreensões, nenhuma utilização de paredões e trios elétricos.

Em Matina, dois trios elétricos foram apreendidos por agentes do 17º BPM, no dia 18 de outubro. De acordo com a polícia, os trios realizavam propaganda eleitoral irregular, em virtude de terem sido utilizados em duas carreatas na cidade de Matina, o que é vedado pela legislação.

Em Carinhanha e Malhada, dois paredões de som foram apreendidos por policiais do 17ºBPM, no dia 24 de outubro. Os proprietários dos equipamentos estavam realizando propaganda eleitoral de forma irregular no entendimento da polícia.

Comemoração dos candidatos eleitos

Mascarenhas explicou também que a Polícia Militar já está preparada para as comemoração dos candidatos de todos os 10 municípios que sairão vitoriosos. “Esperamos que as pessoas tenham prudência nas comemorações. Estamos no meio de uma pandemia, temos que lembrar isso e conscientizar que as eleições passam, as festividades passam, mas a saúde pública tem que ser preservada. Então precisamos ter bastante prudência”, pontua.

Nilo Coelho (DEM) foi eleito prefeito de Guanambi neste domingo (15). O candidato já declarou vitória com base no levantamento das votações das seções feito por sua equipe. Oficialmente, com 44,3% dos votos apurados, ele tem 15.135 votos (61,81%).

Balanço do 17º BPM da segurança nas eleições

Além disso, o comandante falou sobre o balanço das eleições, durante 50 dias em que o 17º BPM realizou ações preventivas em parceria com a Justiça Eleitoral e o Ministério Público eleitoral. Segundo ele, ocorreram 31 representações, por medidas de urgência inibitória, com mandados de busca e apreensão.

“A gente faz um balanço extremamente positivo. Foi um trabalho de planejamento a longo período. Um mês antes da eleição já estávamos elaborando esse planejamento. Quando começou a campanha, nós fizemos uma interlocução muito boa com as coligações passando para eles que a polícia militar não tem partido que estava ali para garantir a ordem e eles entenderam nosso recado”, explica.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas