21.7 C
Guanambi
18.8 C
Vitória da Conquista

Sem apresentar provas, terceiro colocado diz que eleições foram fraudadas em Vitória da Conquista

Mais Lidas

Inconformado com seus 5.352 votos e o terceiro lugar na disputa à prefeitura de Vitória da Conquista, o vereador David Salomão (PRTB) usou as redes sociais nesta segunda-feira (16) para dizer, sem apresentar provas, que as eleições no município foram fraudadas. O resultado oficial do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indica a realização de segundo turno entre Zé Raimundo (PT) e Herzem Gusmão (MDB).

Em vídeo publicado em seus perfis oficiais, o candidato bolsonarista derrotado disse que foi o vencedor do pleito e que há um esquema para fraudar as eleições. “Nós vencemos as eleições, mas houve fraude na contabilidade dos votos. Eu denuncie antes, avisei ao presidente da república que o TSE iria manipular as eleições”, afirmou.

Como argumento, Salomão usou a pane no sistema do TSE que atrasou a totalização das urnas. “Deram uma pane na hora da contabilidade dos votos, para justamente fraudar o pleito eleitoral. Eu tive quase 40 mil votos e é inadmissível o terceiro lugar nas eleições municipais de Vitória da Conquista. Só que sei que existe um esquema fraudado para fraudar as eleições. Eles não respeitam a vontade popular, o TSE não respeitou a soberania popular, isso foi um crime grave contra a nação brasileira”, comentou.

Ainda sem apresentar nenhuma prova ou pelo menos indícios para justificar suas afirmações, o candidato derrotado diz que o presidente Jair Bolsonaro será a próxima vítima do suposto esquema de fraudes para fraudar as eleições. “Eu estou denunciando faz tempo isso aí, o presidente da república será a próxima vítima. Infelizmente em 2022, o presidente da república amargará o que estou amargando hoje. Injustiça maior do mundo fizeram com candidatos conservadores em todo o Brasil, principalmente em cidades estratégicas como é o caso de Vitória da Conquista na Bahia”, disse.

Por fim, Salomão disse que muito em breve as fraudes nas urnas eletrônicas serão descobertas e defendeu o voto imprenso. Ele comparou o sistema de votação brasileira com o dos Estados Unidos e que lá é possível descobrir as fraudes, pois o voto é em cédulas. “Presidente Trump está fazendo o que pode para demonstrar que houve fraude nas eleições, mas ele tem como fazer isso. E no Brasil, porque que a Justiça Eleitoral se dar o recibo impresso”, disse antes de agradecer aos seus eleitores pelos votos recebidos.


Salomão está no seu primeiro mandato como vereador. Sua primeira eleição foi em 2012, pelo PCdoB, mas acabou não concorrendo, pois o registro de candidatura foi indeferido por seu nome não ter sido escolhido em convenção partidária. Ele foi candidato a Deputado Federal pelo PTC em 2014, obtendo 5.667. Eleito pelo mesmo partido a vereador em 2016, com 969 votos, o eleito menos votado na ocasião. Em 2018 voltou a se candidatar a deputado federal, desta vez pelo PRTB, conseguindo 38.277. Em Vitória da Conquista ele teve 23.221 votos.

O vereador é conhecido pelo posicionamento conservador radical e por estar envolvido constantemente em polêmicas. Pouco antes da eleição, ele se descontrolou durante uma sessão online do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), quando advogava em causa própria contra uma multa por propaganda irregular.

Ele também foi autor de dois pedidos de impeachment contra o prefeito Herzem Gusmão, ambos rejeitados pelo plenário, e do Projeto de Decreto Legislativo que concede o título de “Cidadão Conquistense” ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido), já aprovado pela Câmara.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas