Anúncio
Bahia

Ponte sobre Riacho do Belém não resiste às primeiras chuvas e deixa comunidades isoladas

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

A ponte sobre o Riacho do Belém, inaugurada antes das eleições municipais, realizadas no dia 15 de novembro, não resistiu as chuvas registradas em Guanambi, nos últimos dias. A estrutura que liga as comunidades de Sacouto, Belém, Olhos D’água da Pedra, Pajeú de Josefino e Barreiro ao Centro da cidade, foi levada pela enxurrada, neste domingo (22). Sem a passagem, moradores precisam rodar vários quilômetros para conseguir acesso à cidade.

Nas redes sociais, moradores das localidades vêm solicitando um parecer da Prefeitura de Guanambi sobre o ocorrido. Em uma publicação no Facebook, um morador questionou qual base foi usada para a execução da obra, pontuando que duas manilhas não resistiriam ao volume de água do Riacho.

Anúncio

Além disso, ele destaca que os moradores da região avisaram aos responsáveis que a obra não suportaria o volume de água. Um vídeo registrado na manhã deste domingo, mostra que toda a estrutura da ponte foi levada pela força da correnteza. Moradores da região conhecida como Gado Bravo, onde estão as nascentes do riacho, relataram que o acumulado de chuva no fim de semana foi superior a 100 mm nas localidade.

A reportagem da Agência Sertão entrou em contato com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guanambi e com a Secretaria de Infraestrutura, no entanto, até a publicação da matéria as referidas instituições não responderam aos questionamentos. A Secretaria de Infraestrutura disse que só responderia por meio de solicitação impressa.

Chuvas em Guanambi

Em relação as chuvas, o acumulado registrado pela Agência Sertão em Guanambi até o momento é de 286 mm entre outubro e novembro. O volume é quase o triplo do registrado entre outubro e dezembro de 2019, quando o acumulado foi de apenas 103 mm.

A chuva dará uma trégua nos próximos dias, no entanto, há previsão de que elas voltem a partir do início da segunda semana de dezembro. Os volumes devem ser mais baixos do que os registrados no decorrer da última semana.

Anúncio

Riacho do Belém

O Riacho do Belém nasce a cerca de mil metros de altitude, próximo à região conhecida como Gado Bravo, no Distrito de Morrinhos. Ele percorre várias comunidades rurais até chegar pela região Leste de Guanambi.

Riacho Belém nasce a mais de mil metros de altitude próximo às regiões de Gado Bravo e Curral de Varas. Sua foz é no Carnaíba de Dentro, próximo ao bairro Santa Catarina. Mapa: Windy.com

Na cidade, ele margeia o Bairro Beija-Flor e deságua no lago do Parque da Cidade. De lá, ele corta o bairro Sandoval Moraes e segue em direção ao desague no Rio Carnaíba de Dentro, antes disso recebe toda a água do escoamento central da cidade de Guanambi pelo conhecido canal da Feira.

Anúncio

Esta postagem foi publicada em 23 de novembro de 2020 15:09

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio
Anúncio