26.4 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Com 611 exames na fila, próxima semana pode ter recorde de casos da Covid-19 em Guanambi

Mais Lidas

Mais oito casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi neste sábado (28), segundo consta no boletim epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, divulgado no decorrer da tarde.

O acumulado dos últimos sete dias é de 118 casos, segundo maior desde o início da pandemia. O pico de diagnósticos da doença até agora em número de casos por semana é de 125, registrados na semana entre 11 e 17 de outubro.

Conforme apurado pela Agência Sertão, a procura de pacientes relatando sintomas semelhantes aos da Covid-19 triplicou durante a semana. Em 24 horas entre quinta-feira (26) e sexta-feira (27), 92 pessoas procuram atendimento na unidade de saúde.

A maior parte dos pacientes atendidos nos últimos dias foi submetida à coleta de material para realização do exame laboratorial RT-PCR. Esta demanda fez o número de exames na fila chegar a 611, maior quantidade desde o início das testagens. A maior parte destes materiais a serem examinados são de pacientes que procuraram o PA com sintomas, outra parcela corresponde à testagem periódica de profissionais de saúde da rede municipal.

Considerando a proporção de 1 caso positivo por cada 4,8 exames analisados, conforme ocorreu nos últimos sete dias, só os análises que aguardam resultado podem ser convertidas em mais de 150 casos quando concluídas. Ainda deve-se somar a este valor diagnósticos obtidos por testes rápidos e por exames a serem realizados na rede privada de laboratórios.

Esta piora no quadro epidemiológico em Guanambi tem procurado profissionais e autoridades de saúde, que já espera uma demanda por atendimentos médicos ainda maior na próxima semana. Segundo Manoel Paulo, titular da Saúde, o relaxamento das medidas de isolamento social estão diretamente ligadas ao aumento de casos.

“Estamos sofrendo os efeitos do relaxamento das medidas de distanciamento social e da flexibilização quase que completa das atividades; mas o vírus tem se revelado a cada dia mais agressivo e mais presente, precisamos de uma mudança de hábitos e de uma série de providências que já estamos adotando”, declarou o secretário

Ao todo, Guanambi registra 1.295 casos e tem 1.203 pacientes já recuperados do coronavírus. O número de casos ativos está em 85 e três pacientes estão internados, todos em UTI de hospitais de referência em Vitória da Conquista. Sete pessoas residentes em Guanambi  morreram com a doença.

Um homem de 56 anos está internado em estado grave. Ele está submetido a ventilação mecânica para manter os sinais vitais. Também sob ventilação mecânica, uma mulher de 71 anos apresenta quadro estável. O terceiro paciente é um homem de 74 anos, com quadro estável e fazendo uso de suporte de oxigênio.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas