Em nota oficial divulgada nesta quinta-feira (3), o Comando de Policiamento da Região Sudoeste externou preocupação com os eventos comemorativos que preveem aglomeração de pessoas.
A nota lembrou que a pandemia do coronavírus continua vigente, não sendo ainda encontrada a solução sanitária para o problema. Por essa razão, o distanciamento social, o uso de máscaras e os cuidados com a higiene devem continuar.
A publicação lembrou ainda da vigência do decreto estadual que proíbe realização de eventos com mais de 200 pessoas e que a Polícia Militar estará realizando a fiscalização. Nesta sexta-feira (4), um novo decreto foi editado pelo Governo do Estado, desta vez proibindo todos os eventos e shows até o próximo dia 17, independente da quantidade de pessoas que venham a participar.
Por fim, a nota ressaltou que a corporação irá fazer cumprir as normas sanitárias e pediu a conscientização da população para frear a contaminação da Covid-19.
Em resposta à comunicação, a Prefeitura de Vitória da Conquista afirmou que não promove aglomerações e que também está na luta contra o coronavíus. O executivo municipal afirmou ter instituído o Comitê de Gestão de Crise para enfrentamento da pandemia de Covid-19 e está tomando tomando os cuidados na área da saúde, observando as normas de vigilância sanitária necessárias para evitar a propagação do vírus.
“Sendo assim, a PMVC esclarece que não está organizando, apoiando ou participando de qualquer evento que promova aglomeração, neste final de semana, em nossa cidade! A PMVC aproveita para parabenizar os serviços prestados pela PM em nossa comunidade!” diz a nota.
Vitória da Conquista registra 11.840 casos confirmados da Covid-19. Desse total, 11.076 estão recuperados, 560 pacientes permanecem em fase de recuperação (24 internados e 536 em tratamento domiciliar) e 204 evoluíram para óbito por complicações da doença. (Veja o boletim completo)
Nota Oficial da Polícia Militar
A Polícia Militar da Bahia, por intermédio do Comando de Policiamento da Região Sudoeste, sempre atenta a manutenção da ordem e do bem estar social, vem a público externar sua preocupação com os eventos comemorativos que preveem aglomeração de pessoas.
É sabido por todos que a pandemia do novo coronavírus continua vigente e até o momento nenhuma medida saneadora foi disponibilizada além dos cuidados preventivos que precisam e devem ser mantidos por todos, como o distanciamento social, uso de máscaras e cautelas sanitárias.
Além disso, permanece em vigor o Decreto nº19.586, do Governo do Estado, que suspende eventos e atividades com a presença de público superior a 200 (duzentas) pessoas, ainda que previamente autorizados, tais como: eventos desportivos, religiosos, shows, feiras, circos, eventos científicos, passeatas e afins. (Artigo 9º, Dec. Nº19.586 de 27 de março de 2020).
A Polícia Militar cumprirá incansavelmente seu papel na fiscalização das normas e na preservação da segurança, ao tempo em que apela para consciência e responsabilidade de cada cidadão a fim de evitar a propagação e contaminação da Covid-19. Nossa maior alegria e celebração ainda deve ser a manutenção da vida!
PM E COMUNIDADE NA CORRENTE DO BEM
Vitória da Conquista – BA, 3 de dezembro de 2020
COMUNICAÇÃO SOCIAL – CPRSO