30.6 C
Guanambi
23.8 C
Vitória da Conquista

App Preço da Hora Bahia tem novas funcionalidades para o usuário

Mais Lidas

Acaba de ser lançada pelo Governo do Estado a versão 1.2 do Preço da Hora Bahia, aplicativo de pesquisa de preços em tempo real que já conta com 363,2 mil usuários em todo o estado. Entre as principais novidades estão a consulta ao histórico de preços dos combustíveis comercializados na Bahia, a função que permite denunciar um estabelecimento que cometer alguma irregularidade, como por exemplo não emitir a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e), e a possibilidade de compartilhar, com poucos cliques, os melhores preços dos produtos nas redes sociais como Whatsapp, Facebook e Twitter.

Além disso, de acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-Ba), gestora do Preço da Hora, o aplicativo passou por algumas reformulações no leiaute para tornar ainda mais fácil a sua utilização e melhorar também a identificação de informações relacionadas a descontos nos preços das mercadorias.

“Desde que o Preço da Hora Bahia foi lançado, em abril, temos trabalhado sempre com o objetivo de aperfeiçoar ainda mais o aplicativo, que se afirma como uma ferramenta importantíssima de pesquisa de preços para o consumidor ao permitir que sejam consultados os valores de mais de 500 mil produtos comercializados em todo o estado a partir de informações extraídas das mais de 3,2 milhões de notas fiscais eletrônicas processadas diariamente pela Sefaz-Ba”, explica o secretário da Fazenda, Manoel Vitório. A nova versão do Preço da Hora Bahia está disponível na Apple Store e no Google Play. Quem já possui o aplicativo precisa  atualizá-lo. Para quem ainda não tem, basta fazer o download para ter acesso à versão 1.2. A ferramenta também pode ser acessada pelo site precodahora.ba.gov.br.

Combustíveis

A consulta ao histórico de preços dos combustíveis é feita de forma simples. Ao abrir o app, basta clicar em “Combustíveis” e na sequência escolher entre gasolina, etanol, GNV ou diesel. A ferramenta irá rapidamente pesquisar os melhores preços nos postos localizados dentro do raio definido pelo usuário, que varia de um a 30 quilômetros. Na sequência é só escolher um dos estabelecimentos e clicar em “Abrir Histórico”. O app apresentará quatro opções de consulta: a variação de preços do combustível escolhido diariamente e por mês, e o histórico de preços do estabelecimento selecionado também por dia e por mês.

Os dados são apresentados em um gráfico com duas linhas em cores diferentes que apresentam os preços médio e mínimo. Ao clicar em um ponto do gráfico serão apresentados os valores daquele período. Em outubro de 2020, por exemplo, o preço mínimo da gasolina na Bahia foi de R$ 3,88 e o médio de R$ 4,44.

“O consumidor tem em mãos uma ferramenta muito útil, que irá ajudá-lo a economizar. O gasto com os combustíveis normalmente pesa bastante no orçamento e com o Preço da Hora é possível localizar, rapidamente, o estabelecimento com menor valor e, a partir dessa nova versão, consultar o histórico de preços dos combustíveis em todo o estado ou no posto escolhido”, afirma o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba, Jadson Bitencourt.

Outra funcionalidade nova é a de compartilhamento de preços com amigos e familiares. Após realizar a pesquisa de qualquer produto e selecionar um dos estabelecimentos, logo ao lado do valor da mercadoria está o ícone que, ao ser clicado, permite que o usuário possa compartilhar uma boa dica de preço em suas redes sociais como Whatsapp, Twitter, Facebook e também por mensagem de texto.

Jadson Bitencourt destaca também a importância de outra nova funcionalidade da versão 1.2 do aplicativo: a de informar um problema. Também após finalizar a pesquisa de um produto e escolher um estabelecimento, está disponível o botão “Informar problema”, que permite ao consumidor fazer uma denúncia diretamente para a Fazenda Estadual de irregularidades como a não emissão da NFC-e, a aplicação de preço abusivo pelo estabelecimento ou de um preço na nota fiscal que divergiu do efetivamente pago.

É possível também relatar outros tipos de problemas, disponíveis em uma relação apresentada pelo aplicativo, e que inclui o endereço, o telefone ou o nome errado de um estabelecimento. Caso a lista não apresente a irregularidade que o consumidor quer reportar à Sefaz-Ba, é só escolher o campo “Outros” e digitar o problema encontrado. “O Preço da Hora Bahia passa a ser um canal direto de comunicação entre a Fazenda Estadual e o consumidor. Ele poderá agora, com poucos cliques, reportar um problema no uso do aplicativo ou uma irregularidade como a não emissão da nota fiscal por um estabelecimento”, diz Jadson Bitencourt.

A quarta novidade da nova versão do Preço da Hora Bahia está no leiaute do aplicativo, que irá facilitar a visualização, pelo usuário, da explicação sobre preços que estão aparentemente bem abaixo do valor de mercado. Nesse tipo de situação, alerta a Sefaz-Ba, é importante confirmar se os eventuais descontos exibidos continuam válidos e se são aplicáveis a todos os clientes.

“Os preços que aparecem no app são obtidos das informações de notas fiscais na medida em que são emitidas, mas o estabelecimento não é obrigado a garantir um valor que tenha sido praticado em promoção ou situações como vendas a usuários fidelizados, descontos por pagamento à vista, promoções-relâmpago, entre outras. O consumidor, portanto, deve ligar para a loja e confirmar se o preço permanece o mesmo. Isto pode ser feito diretamente do aplicativo, que exibe o telefone informado pelo estabelecimento na nota fiscal”, assinala o diretor de Produção de Informações da Sefaz-Ba.

Fonte: Ascom/ Sefaz

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas