22.5 C
Guanambi
17.5 C
Vitória da Conquista

Bahia: Robô deve acelerar análise de testes de coronavírus após atraso em resultados

Mais Lidas

Após o aumento da procura por testes RT-PCR para detecção do novo coronavírus, e consequentemente, o atraso para entrega dos resultados dos exames na Bahia, o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, anunciou na manhã desta segunda-feira (7) a aquisição de um novo robô de extração de RNA e outros equipamentos que serão instalados no Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) para ampliar a capacidade de processamento de amostras em mais de mil testes por dia.

Conforme o titular da pasta, a partir desta terça-feira (8), o Lacen ampliará a capacidade de processamento de amostras, alcançando a casa dos 6 mil testes diários.

De acordo com o Bnews, no período de 22 a 28 de novembro, o Lacen-BA recebeu 27.797 materiais coletados, maior quantidade registrada desde o início da pandemia. Com isso, o resultado do exame que antes era, em média, recebido 48 horas após a realização agora pode demorar mais de cinco dias para chegar ao paciente.

O RT-PCR é um dos exames mais eficazes para diagnosticar a Covid-19, com a coleta do material feita por meio de um cotonete aplicado na região nasal e faríngea (a região da garganta logo atrás do nariz e da boca) do paciente.

Outras medidas

Ainda segundo Vilas-Boas, kits de coleta estão sendo distribuídos para todos os municípios fazerem busca ativa através do mapeamento de contactantes próximos de pessoas infectadas.

Foi anuniada também a divulgação pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES), de protocolos sanitários para o verão. Dentre as recomendações, encontra-se a proibição de shows e música ao vivo, a restrição ao acesso de ônibus de turismo às praias, a delimitação dos espaços públicos ocupados por bares e restaurantes e o estímulo para ocupação de áreas ao ar livre, em detrimento de salões fechados.

Além da previsão de reabertura de 170 leitos de UTI, nos hospitais Espanhol (80), Ernesto Simões (30) e Couto Maia (20), em Salvador, que atenderão pacientes da capital e do interior, através do sistema de regulação. A Sesab viabilizará a abertura de UTIs em Porto Seguro (10), Juazeiro (10) e Feira de Santana (20). Dos 170 leitos de UTI Covid-19 programados, 50 já foram abertos.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas