Anúncio
Destaques

Justiça Federal aceita denúncia contra ex-prefeito de Guanambi, por fraude em licitação de UBSs

Publicado por
Geovane Santos
Compartilhado
Anúncio

A Justiça Federal (Subseção Judiciária de Guanambi-BA) aceitou a denúncia do Ministério Público Federal (MPF) em desfavor do ex-prefeito de Guanambi, Charles Fernandes. A decisão indica prováveis irregularidades nos procedimentos licitatórios das Unidades Básicas de Saúde, dos bairros Novo Horizonte, Paraíso e Ipiranga, em 2014.

A decisão foi assinada eletronicamente no dia 11 de novembro de 2020, no entanto, só foi publicada nesta segunda-feira (28).

De acordo com o parecer, há um procedimento investigatório criminal, no qual se apurou a ocorrência de suposto crime previsto no artigo 90 da Lei nº 8.666/93. A respectiva legislação versa sobre – frustrar ou fraudar, mediante ajuste, combinação ou qualquer outro expediente, o caráter competitivo do procedimento licitatório, com o intuito de obter, para si ou para outrem, vantagem decorrente da adjudicação do objeto da licitação. A lei prevê detenção, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos, e multa.

Na decisão, o MPF pontuou que o ex-prefeito Charles Fernandes, o secretário de saúde, Manoel Paulo Fraga Rodrigues, agentes públicos responsáveis pela condução de licitações no Município à época, o controlador oculto da Companhia Brasileira de Serviços Industriais e Infraestrutura Ltda. – Cobrasiel e Euplan Construções, além do sócio-diretor da pessoa jurídica Engelima Construções e Serviços Ltda, fraudaram o caráter competitivo da Concorrência (CO) 008/2014, com final direcionamento do certame em favor da Cobrasiel.

Ainda conforme a denúncia, a licitação está marcada por múltiplos vícios que resultam indicativos de montagem do procedimento, ajuste prévio entre particulares e a administração, ausência de competitividade e direcionamento do resultado.

Diante disso, o juiz federal, Filipe Aquino Pessôa de Oliveira, recebeu a notificação do MPF observando que a denúncia está formalmente perfeita, contendo a narrativa minuciosa dos fatos com todas as suas circunstâncias. Observou ainda que estão presentes os indícios mínimos de materialidade e autoria.

Os acusados terão o prazo de 10 (dez) dias para responderem à acusação por escrito, por intermédio de seus respectivos defensores.

O ex-prefeito Charles Fernandes disse a reportagem da Agência Sertão que ainda não teve acesso a decisão. Fernandes explicou que nunca foi em sala de licitação e que a comissão de licitação era muita séria e não cometeria nenhuma irregularidade.

Anúncio

O Secretário de Saúde de Guanambi, Manoel Paulo, informou a Agência Sertão que não participou do processo licitatório, e apenas solicitou o certame, o que é obrigação da pasta, segundo ele.

A Agência Sertão tentou contato com as empresas citadas, por meio de contatos disponibilizados na internet, mas não obteve êxito. O espaço permanece disponível para eventuais esclarecimentos.

Confira a íntegra da decisão: · Justiça Federal da 1ª Região

Anúncio
Anúncio

Esta postagem foi publicada em 30 de dezembro de 2020 09:20

Geovane Santos

Anúncio
Publicado por
Geovane Santos

Notícias recentes

UniFTC abriu vagas de emprego em Jequié e Salvador

A rede de Ensino Superior UniFTC, com presença regional em sete unidades no estado da…

26 de abril de 2024

Concurso da Univasf inscreve até segunda para vagas na Bahia, Pernambuco e Piauí

Está terminando o prazo para inscrições no concurso da Universidade Federal do Vale do São…

26 de abril de 2024

Prefeitura de Caetité divulgou atrações principais da Festa de Sant’Anna 2024

Nesta semana, foram divulgadas as atrações principais das Festa de Sant'Anna 2024, em Caetité. O…

26 de abril de 2024

Acelen abriu oportunidades de emprego na Bahia e São Paulo

A empresa do setor energético Acelen, com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre o estado…

26 de abril de 2024

Magazine Luiza abriu novas vagas de emprego em Feira de Santana, Guanambi, Salvador e outras cidades da Bahia

Novas vagas de emprego foram abertas pelo Magazine Luiza, rede varejista presente em todas as…

26 de abril de 2024

Revenda BYD na Bahia abriu várias vagas de emprego

A BYD Mandarim, primeira revenda da montadora chinesa na Bahia, pertencente ao Grupo Indiana, abriu…

26 de abril de 2024
Anúncio