21.8 C
Guanambi
17.1 C
Vitória da Conquista

Pacientes de Guanambi esperam até 10 dias por resultado do exame da Covid-19

9,148FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever

Últimas Notícias

Mais Lidas

Os pacientes que residem em Guanambi aguardam resultado do exame laboratorial (RT/PCR) desde domingo (17). O respectivo diagnóstico detecta o coronavírus no organismo e é realizado no Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-BA) em Salvador.

De acordo com o Lacen de Guanambi, o procedimento passou a ser mais lento a partir do dia 16 de janeiro, e que o atraso é devido a alta na demanda de exames na Bahia, nesta primeira quinzena de janeiro, reflexo dos feriados de natal e ano novo.

Segundo a Vigilância Epidemiológica do município, o último resultado da coleta, passado no domingo, é referente ao dia 12 de janeiro, ou seja, mais de dez dias sem novos resultados RT/PCR da Covid-19. Nesse período, apenas testes rápidos foram realizados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Nesta quinta-feira (21), foi contabilizado no boletim epidemiológico um exame RT/PCR, no entanto, segundo a vigilância, foi feito em laboratório particular e repassado para a Secretaria de Saúde.

- Advertisement -

Comparando os boletins epidemiológicos de sábado e domingo, apenas quatro resultados de RT/PCR foram entregues, um positivo e três descartados (negativos). Na última sexta-feira (15), o Lacen concluiu 161 diagnósticos, sendo 77 casos positivos e 84 exames negativos. Segundo a Secretaria de Saúde, os exames referiam-se a coleta realizada entre os dias 06 a 11/01, devido a uma demora na liberação de resultados.

No sábado (16), foram entregues pelo Lacen o resultado de 36 exames, sendo 17 descartados e 19 positivos. No respectivo dia, mais 24 pessoas tiveram diagnóstico positivo para doença, incluindo exames RT/PCR e teste rápido.

Em abril de 2020, o governo do estado anunciou que iria descentralizar a realização de testes da Covid-19. À época a Secretaria de Saúde comunicou que mais cinco cidades do interior baiano estavam sendo equipadas.

Segundo o comunicado, Porto Seguro e Guanambi iriam receber as máquinas capazes de realizar a tarefa e que Vitória da Conquista e Barreiras já tinham máquinas, que estavam sendo atualizadas com o protocolo do Ministério da Saúde para fazer a testagem. No entanto, o Lacen de Guanambi continua cadastrando as amostras e enviando para o Lacen de Salvador.

A reportagem da Agência Sertão tentou contato com a Secretaria de Comunicação Social (Secom-BA), por meio do telefone disponibilizado no site oficial, mas a ligação não foi concluída.

Atualização do coronavírus em Guanambi

Mais três casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta quinta-feira (21). As informações constam no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde durante a noite.

Ao todo, o município registra 2.744 casos, com 2.700 pacientes considerados recuperados. O número de pessoas com o vírus ativo caiu de 32 para 27 em Guanambi. Até o momento, já foram confirmados 17 óbitos por complicações da doença. O último foi registrado na última segunda-feira (18).

Agora são quatro pacientes internados, sendo um em Guanambi e três em Vitória da Conquista. A Secretaria de Saúde contabilizou 152 infecções pelo coronavírus na semana passada. Na semana atual, foram contabilizados 20 novos casos positivos da doença até o momento. Além disso, 265 pessoas aguardam resultado dos exames laboratoriais.

O coronavírus já infectou 1.287 homens (46,9%) e 1.457 mulheres (53,1%) em Guanambi. São 115 casos em pacientes de 0 a 9 anos, 200 em pacientes de 10 a 19 anos, 657 casos de 20 a 29 anos, 762 casos de 30 a 39 anos, 752 casos de 40 a 59 anos e 258 casos em pacientes com mais de 60 anos. Deste total, 453 apresentam comorbidades.

A campanha de vacinação contra a Covid-19 teve início, nesta terça-feira (19), em Guanambi. Já no primeiro dia de vacinação, foram aplicadas 125 doses da vacina. Receberam as doses do imunizante no primeiro dia – 37 funcionários e 45 idosos do Lar dos Velhinhos e 43 trabalhadores da linha de frente do Pronto atendimento (PA) Covid-19.

Internados

Destaques Pacientes de Guanambi esperam até 10 dias por resultado do exame da...

Deixe uma resposta

Relacionadas