28.3 C
Guanambi
21.1 C
Vitória da Conquista

Assistência Farmacêutica justifica falta de insulina em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica, informa que, neste momento, as Farmácias da Família do município estão, temporariamente, sem estoque de insulina, devido ao desabastecimento por parte do Governo do Estado e Ministério da Saúde.

As insulinas, tanto a NPH quanto a regular, são adquiridas pelo Ministério que faz a distribuição aos estados que, por sua vez, distribuem aos municípios. O pedido tem sido realizado mensalmente, desde o mês de novembro, mas o município ainda não recebeu o quantitativo de insulina para atender toda a demanda.

Mesmo com o pedido autorizado, não foi recebido nenhum frasco nos meses de novembro e dezembro de 2020. Em 14 de dezembro o Estado recebeu um lote do Ministério da Saúde, porém só foi destinado e entregue ao município, no dia 5 de janeiro de 2021, apenas 1000 frascos, ainda do pedido de dezembro, para atender a uma demanda de 1.600 pacientes que usam regularmente o medicamento e fazem a retirada nas Farmácias da Família.

Foi informado ainda, neste mês de janeiro, que o Ministério da Saúde enviou mais um lote de frascos ao Estado que não encaminhou para região Sudoeste, com a justificativa de que houve um corte no quantitativo de doses feito pelo Ministério. Além disso, teriam problemas logísticos na distribuição e demandas reprimidas, já que a oferta de insulina enviada pelo Ministério não tem sido suficiente para atender mensalmente todas as regionais.

A Secretaria de Saúde segue aguardando que sejam encaminhados ao município os frascos de insulinas já solicitados para o mês de fevereiro, a fim de que o fornecimento seja regularizado aos pacientes o mais rápido possível.

Via Secretaria de Comunicação

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas