24.4 C
Guanambi
24.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Vitória da Conquista decreta emergência por conta da estiagem em áreas rurais

Mais Lidas

Um decreto editado pela Prefeitura de Vitória da Conquista, publicado na edição desta segunda-feira (1º) do Diário Oficial do Município, declarou situação de emergência nas áreas rurais atingidas pelo período de estiagem que ocorre desde 2015.

A medida, válida por 180 dias, contempla as áreas situadas nos distritos de Bate-Pé, Dantelândia, Inhobim, São Sebastião, Cabeceira do Jiboia, São João da Vitória, Cercadinho, Iguá, Veredinha, Pradoso e José Gonçalves.

Segundo a prefeitura, o documento de situação de emergência permite a mobilização do Sistema Nacional de Defesa Civil, sob coordenação da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC). Além disso, autoriza o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres, adaptado à situação real.

Ainda de acordo com a prefeitura, com o objetivo de facilitar as ações de assistência à população afetada pelo período de estiagem, o decreto também autoriza a convocação de voluntários para reforçar as ações de resposta aos desastres e a realização de campanhas de arrecadação de recursos, junto à comunidade.

Confira o Decreto nº 20.766

Chuva em Vitória da Conquista

Deve voltar a chover nos próximos dias em Vitória da Conquista. As previsões aponta para a possibilidade de pancadas de chuva ou alguns temporais a partir desta quarta-feira (3). No entanto, os volumes esperados não são muito expressivos.

O município vive um momento de veranico, sequencia de muitos dias com pouca ou sem nenhuma chuva. Em dezembro praticamente não choveu e em janeiro foram cerca de 60 mm, segundo a estação meteorológica do Inmet, localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

A situação de seca só não foi mais agravada por conta das temperaturas que permanecem baixas em Vitória da Conquista. Mesmo com o avanço do verão, os termômetros não subiram acima dos 30ºC e as mínimas chegaram até a 16ºC em algumas madrugadas das últimas semanas.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas