20.4 C
Guanambi
19 C
Vitória da Conquista

Previsão aponta possibilidade de chuva em Guanambi nos próximos dias

Mais Lidas

Deve voltar a chover em Guanambi a partir desta quarta-feira (3), segundo previsões dos modelos meteorológicos e dos institutos de meteorologia. A expectativa é para a ocorrência de pancadas de chuvas rápidas e isoladas, no entanto, podem ocorrem temporais, principalmente no fim da semana.

A chance de chuva vem após o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) perder força sobre o interior do nordeste e permitir o avanço da umidade para áreas do Oeste e Centro-Sul Baiano. Nesta terça-feira (2), a nebulosidade já aumentou, elevando a umidade relativa do ar e as temperaturas para acima dos 34ºC.

Caso as condições continuem favoráveis para precipitação, o acumulado nos próximos dez dias em Guanambi pode variar de 70 a 120 mm. Esta previsão tem renovado a esperança de agricultores e criadores, pois desde o final de novembro as chuvas têm sido mais escassas na região e as previsões para o restante da temporada chuvosa são pouco animadoras.

Com o aumento nos preços de produtos alimentícios, principalmente a carne bovina, muitos produtores se animaram em aumentar a produção. Após o fim da primavera com bons volumes de chuva, o sinal de alerta foi acesso para o risco de prejuízo com as culturas e com as pastagens.

Em janeiro, a precipitação ficou bem abaixo do registrado no mesmo mês do ano anterior. Foram 96 mm, distribuídos nos dias 9, 10 e 12. Em 2019 foram 332 mm. o acumulado registrado desde o início da estação chuvosa em outubro é de 432 mm, sendo novembro o mês responsável por metade da precipitação, 216 mm.

Na temporada chuvosa passada, o volume registrado foi de cerca de 800 mm, passando de 1.000 mm em algumas regiões de serra. Os dados foram coletados do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas