29.4 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista terminou 2020 com mais de mil novas vagas de emprego abertas

Mais Lidas

Mesmo com todos os efeitos da pandemia do coronavírus, o mercado de trabalho em Vitória da Conquista teve expansão em 2020. Segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), 1.176 trabalhadores conseguiram emprego com carteira assinada no município no ano passado.

A recuperação ocorreu após quase 2 mil postos de trabalho terem sido fechados entre março e junho, quando vigorava as medidas de isolamento social que incluíam o fechamento do comércio considerado não essencial. A recuperação no saldo de postos só começou a ocorrer a partir de julho.

Nos meses de janeiro e fevereiro, antes de ser decretada a pandemia, foram criados 160 postos de trabalho em Vitória da Conquista. Já de março a junho, 3.004 pessoas perderam seus empregos. Nos seis meses do segundo semestre, foram abertas 3.620 novas vagas, deixando positivo o saldo de admissões versus demissões no município. O ano terminou com 62.781 postos de trabalho com carteira assinada, um aumento de 1,9% em relação ao fim de 2019, quando havia 61.605 trabalhadores formais.

Os dados do Caged mostram que as empresas do ramo de prestação de serviços foram as que mais demitiram em 2020 na cidade. Dentro deste ramo, o setor de transportes foi o mais afetado, com 750 postos fechados. A maioria das demissões ocorreu em empresas de transporte de passageiros, tanto municipal, quando intermunicipal e interestadual.

Na sequencia das demissões, aparece o setor de alimentação e hospedagem, incluindo bares, restaurantes, lanchonetes, hotéis, motéis e pousadas. Foram fechados 438 postos de trabalho nestes estabelecimentos no ano passado, o que corresponde a 3,42% de redução na oferta de empregos.

Já o comércio, bastante afetado pelos decretos de distanciamento social, conseguiu se recuperar e ampliar em 380 a quantidade de postos de trabalho. Quase mil trabalhadores do setor foram demitidos entre março e abril, no entanto, 1.287 trabalhadores foram contratados no segundo semestre.

O melhor resultado vem da indústria, com 1.445 novos postos de trabalho criados em 2020. O ramo de vestuário foi o que mais cresceu, com destaque para a confecção de artigos de vestuário e acessórios, com 341 novas vagas e para a preparação de couros e fabricação de artefatos do material, como artigos para viagem e calçados, com 559 novos postos. O número de trabalhadores nas indústrias de Vitória da Conquista cresceu mais de 14% no período.

O setor de construção civil também conseguiu saldo positivo. Foram 312 novos postos, com destaque para obras de infraestrutura para energia elétrica, telecomunicações, água, esgoto e transporte de dutos, responsável pela maioria das novas vagas. A oferta de empregos na agropecuária cresceu quase 5%, com a abertura de 67 novas vagas, sendo a maioria em atividades de pecuária.

Assim como Vitória da Conquista, o município de Guanambi também teve saldo positivo de empregos, com a criação de 100 novas vagas.

Bahia e Brasil

A Bahia terminou o ano com saldo negativo de 5.307 postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável pelos piores resultados, 8.784 postos fechados. A Bahia terminou o ano com saldo negativo de 5.307 postos de trabalho. O setor de serviços foi responsável pelos piores resultados, 8.784 postos fechados. Indústria, comércio e agropecuária tiveram saldos positivos.

Em todo o Brasil, apesar da forte queda nas vagas no início da pandemia, o ano terminou com saldo positivo de 142.690 vagas de emprego.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas