24.4 C
Guanambi
20.3 C
Vitória da Conquista

Secretário de Educação de Guanambi apresenta propostas de inovação pedagógica

Mais Lidas

A Jornada Pedagógica da Rede Municipal de Ensino de Guanambi foi iniciada na noite da última segunda-feira (1º). O evento foi transmitido pela internet e foi aberto secretário municipal de Educação, Georgheton Nogueira. Na oportunidade foi apresentado o plano de gestão da pasta para os próximos quatro anos.

O secretário apresentou as ações desenvolvidas no primeiro mês da nova administração e as iniciativas tomadas para o retorno das aulas de forma remota (online), nesta quinta-feira (4). Ele falou da metodologia que será usada para tentar superar as dificuldades de acesso à internet e garantir a inclusão de todos os estudantes. Também foram apresentadas propostas de inovação pedagógica que serão implantadas na gestão da educação municipal em Guanambi.

Entre as propostas, está a implantação de um sistema de gestão integrado, incluindo desde a gestão escolar, até a matrícula online dos alunos. Segundo o secretário, o sistema permitirá monitorar o desenvolvimento dos estudantes, identificar carências e vulnerabilidades. O sistema também vai ajudar na supervisão escolar e no monitoramento das estruturas físicas das escolas e dos veículos de transporte escolar, facilitando o gerenciamento das unidades.

Nogueira apresentou os mapas de georreferenciamento que mostra a situação das unidades de ensino do município. Ele disse que estes mapas, desenvolvidos em parceria com o Observatório do Semiárido da UniFG, serão integrados ao sistema e seus dados servirão para planejar a distribuição da oferta de vagas nas escolas e monitorar as carências e potencialidades de cada região onde estão inseridas as escolas.

Mapas irão ajudar no monitoramento da situação educacional e social dos estudantes

O secretário disse ainda que planeja monitorar com atenção os estudantes da rede municipal em condições de vulnerabilidade social e com dificuldades de aprendizado. “Com os dados produzidos pelo sistema, iremos acompanha com mais atenção aqueles alunos com dificuldade de aprendizagem ou em situação de Vulnerabilidade Social. Vamos integrar programas como o Centro de Referencia da Educação Inclusiva Operacional (Creio), Busca Ativa e Saúde na Escola para acompanhar estudantes e suas famílias, identificando e apresentando soluções para minimizar possíveis problemas de ordem social e de saúde que possam afetar o desempenho escolar”, disse.

Ele também anunciou que pretende criar um laboratório de inovação curricular no Centro de Treinamento de Pedagógico. O objetivo é promover a estruturação dos conteúdos de acordo com a proposta pedagógica de cada escola, levando em conta as peculiaridades de cada região onde está inserida cada unidade. O secretário pretende criar um fundo para financiar a implantação do núcleo e dos projetos que serão desenvolvidos a partir dele.

A proposta inclui a implantação de programas de experimentação metodológica para testar e avaliar experiências de educação e a criação de um núcleo de conteúdo, voltado principalmente para o ensino fundamental II, com o objetivo de inserir temas como robótica, microinformática, comunicação, ecologia e outros assuntos que despertam interesse e encaminhem para uma boa transição ao ensino médio.

“Vamos criar espaços para que estes estudantes possam desenvolver projetos de acordo com as suas vocação. A ideia é mantê-los vinculados ao processo de formação, evitando a dispersão que ocorre na transição para o Ensino Médio e diminuindo o abando escolar nesta transição”, comentou.

O laboratório ainda propõe, segundo o secretário, a elaboração dos planos de formação continuada de professores e demais profissionais da educação e o intercâmbio entre gestores da rede, com visitas às escolas para troca de experiências. Por fim, a inovação curricular ainda visará a formulação de políticas públicas mais efetivas para jovens e adultos e de educação no campo, como a criação de um modelo de escola para atender à demanda das crianças da zona rural. Também será criada uma revista cientifica para publicações de pesquisas desenvolvidas no município.

O programa de gestão prevê também a criação do Núcleo de Educação Especial, responsável por formular, implementar e coordenar toda a política de educação espacial do município, gerenciando o funcionamento das salas multifuncionais existentes nas escolas, do acervo pedagógico e a gestão do pessoal envolvido no funcionamento destas salas.

Por fim, o secretário disse que pretende criar uma política de esporte e cultura na rede, com a finalidade de gerar oportunidades de lazer, entretenimento e integração dos estudantes e profissionais da educação.

Georgheton ressaltou o legado na construção de políticas e de experiências acumuladas pelos profissionais da rede municipal de ensino e falou sobre os desafios a serem enfrentados, como a infraestrutura deficiente das escolas e falta de aparelhos esportivos, ou estruturas sem condições de uso.

Ele disse ainda que pretende promover uma melhor distribuição da demanda por vagas em creches, reestruturar as salas de leituras das escolas e criar a nova biblioteca municipal. Outra proposta apresentada foi a criação de um programa de assistência psicológica para os servidores da rede e a realização de concurso público para coordenadores pedagógicos. O secretário concluiu afirmado que este profissional é fundamental para atuar como articulador do projeto pedagógico proposto.

Georgheton Nogueira é economista e mestre em Direito. Ele foi reitor do Centro Universitário UniFG por cerca de 10 anos, cargo que deixou de ocupar recentemente. Antes de entrar para a área de gestão educacional, ele atuou em projetos sociais voltados para desenvolvimento de comunidades indígenas e ribeirinhas, no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais, e no Norte do país.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas