21 C
Guanambi
18.5 C
Vitória da Conquista

Coelba flagrou furto de energia em fazendas de algodão e soja no Oeste da Bahia

Mais Lidas

A Coelba identificou e desativou mais de 20 irregularidades e cinco fraudes em fazendas produtoras de algodão e soja e em estabelecimentos comerciais no município de São Desidério, no Oeste da Baia. Os flagrantes foram registrados durante um operação de combate ao furto de energia na região.

Segundo a Coelba, a energia furtada pelas unidades totaliza 10 milhões de quilowatts-hora, quantitativo suficiente para abastecer o município de Correntina por dois meses. A energia desviada foi recuperada pela Coelba através da cobrança dos clientes autuados.

A operação realizada na área rural e urbana, contou com mais de 15 técnicos da concessionária que ao todo inspecionaram 92 unidades consumidoras, entre os dias 28 e 30 de janeiro. Os alvos desta operação foram mapeados através de análises nos softwares da concessionária e sensores inteligentes que controlam o fluxo de energia elétrica em suas redes de distribuição.

A empesa infomrou que nas unidades inspecionadas, foram retirados desvios de energia utilizados para manipular a medição, à revelia da distribuidora. As irregularidades encontradas representavam, também, um risco a segurança da população local, uma vez que as ligações clandestinas foram feitas fora dos padrões técnicos e com fiações expostas.

A concessionária ressalta que o furto de energia é crime previsto no artigo 155 do Código Penal Brasileiro e a pena para o responsável pela prática ilegal pode chegar a oito anos de reclusão.

Como denunciar 

A Coelba reforça a importância da denúncia de fraudes e furtos de energia. O apoio da comunidade é essencial para identificar os desvios e acionar a distribuidora. As denúncias são feitas de forma anônima através do telefone 116 ou pelo site www.coelba.com.br, na parte de Serviços, na aba Denúncia de Irregularidade.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas