22.8 C
Guanambi
18.1 C
Vitória da Conquista

Novo decreto sobre coronavírus impõe medidas mais restritivas em Guanambi

9,151FãsCurtir
15,413SeguidoresSeguir
261SeguidoresSeguir
823InscritosInscrever
Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

Últimas Notícias

Mais Lidas

O prefeito Nilo Coelho (DEM) editou um novo decreto com medidas de enfrentamento à propagação do coronavírus em Guanambi. A regulamentação está na edição desta terça-feira (9), do Diário Oficial do Município.

No novo decreto, o prefeito limitou o horário de funcionamento de bares, restaurantes e lanchonetes até às 21h, exceto o serviço de entregas, que pode funcionar até mais tarde. Os cultos e manifestações religiosas também deverão limitar o público a 50 pessoas simultaneamente. Já os clubes sociais tiveram o funcionamento suspenso e ficou proibida a realização de atividades desportistas nos equipamentos públicos e privados no município.

As academias de musculação e outras atividades físicas continuam funcionando de acordo com a regulamentação anterior. As medidas valem até o dia 23 de fevereiro de 2021.

Também foi determinada a suspensão do funcionamento dos parques municipais, a proibição do uso de academias ao ar livre, áreas de lazer e brinquedos infantis das praças públicas, bem como aglomerações de pessoas nestes espaços.

- Advertisement -

A exceção é o Parque da Cidade, que abrirá das 05h até às 20h , exclusivamente para a pista de caminhada e ciclovia, ficando proibida a utilização dos equipamentos de ginástica, da quadra de areia e quadra poliesportiva. Nas praças públicas está proibida a aglomeração de pessoas, especialmente utilizando-se equipamentos sonoros e fazendo uso de bebidas alcóolicas.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, são vários os motivos apontados pelo Comitê de Enfrentamento à Covid-19 para justificar o decreto. Entre eles está o aumento exponencial de atendimento no Pronto Atendimento da Covid-19 (PA). Todos os dias, em média 50 pessoas procuram a unidade de saúde relatando sintomas da doença.

O Comitê ressaltou também a dificuldade de encontrar insumos médicos no país, além do seu alto preço e a eminência da chegada na cidade da nova variante da Covid-19, considerada mais contagiosa e perigosa.

Outro ponto destacado foi a alta ocupação das Unidades de Terapia Intensiva (UTI) em Vitória da Conquista, atualmente em 93%. O município é o único da região que dispõem de leitos para tratamento da Covid-19. Dos 70 leitos existentes, 65 estão ocupados.

Por fim, foi levado em conta também a pouca disponibilidade de doses para vacinação em massa, a aproximação do feriado de carnaval e bancário, onde muitas pessoas devem viajar para regiões onde as novas variantes já circulam, a não observância do decreto anterior por muitos setores, mesmo com ampliação da fiscalização, o aumento de óbitos e de contaminados.

Ainda nesta terça-feira (9), a Prefeitura de Guanambi divulgou mais 44 casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi. No momento, o município registra 3.255 casos positivos, sendo que 3.078 pacientes são considerados recuperados. Ainda restam 156 pacientes ativos com o vírus e 82 aguardando resultado do exame laboratorial. Entre os casos ativos, 12 pacientes estão internados. Desde o início da pandemia, 21 guanambienses morreram após contraírem a Covid-19.

A Prefeitura também divulgou as ações recém tomadas em relação ao enfrentamento da Covid-10. Entre as medidas está a criação de equipes de educação social que visitam comércios, filas, mercado e feira livre da sede e distritos, orientando cidadãos quanto ao uso de máscaras e distanciamento, com panfletos de orientação. Também houve ampliação das equipes de fiscalização da Vigilância Sanitária, com rondas noturnas em bares e estabelecimentos na zona urbana e distritos e ampliação da campanha de preventiva nas rádios e por propaganda volante.

Além disso, a Prefeitura destacou que foi colocada toda estrutura para o programa de vacinação dos grupos prioritários e foi dado todo o suporte e apoio para as equipes do PA Covid e Hospital Municipal.

Política Administração Pública Novo decreto sobre coronavírus impõe medidas mais restritivas em Guanambi

Deixe uma resposta

Relacionadas