25.2 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Meteorologia aponta semana chuvosa em Guanambi e região

Mais Lidas

Deve voltar a chover em Guanambi durante a semana. As previsões dos modelos meteorológicos e dos institutos de pesquisa apontam que as primeiras pancadas isoladas podem cair ainda nesta segunda-feira (15), com intensificação no decorrer da semana.

A previsão aponta que o tempo deve continuar chuvoso até o fim do mês, com dias de chuva generalizada e outros com formação de pancadas isoladas e pequenos temporais. A precipitação mais intensa está prevista para esta quarta-feira (17), quando são esperados algo em torno de 50 mm de chuva.

Caso as previsões se confirmem, o acumulado do mês de fevereiro pode chegar próximo aos 300 mm. Na primeira quinzena, o pluviômetro da Agência Sertão, localizado no Centro de Guanambi, registrou acumulado de 172 mm. Em janeiro, os modelos meteorológicos apontavam que o mês de fevereiro seria seco na região, no entanto, o cenário mudou com a ausência de atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) sobre o interior da região Nordeste.

Uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) está se configurando sobre o país e pode beneficiar novamente o estado da Bahia no decorrer desta semana, aliada ao sistema meteorológico que irá distribuir as chuvas pelo país, denominado de Alta e Baixa da Bolivia, sistema este que canaliza e distribui nuvens carregadas de oeste para leste do Brasil, irá garantir uma boa distribuição pluviométrica em boa parte do estado da Bahia, principalmente no Oeste do estado onde os prognósticos meteorológicos apontam quantidades de chuvas mais expressivas.

Ao norte da região nordeste a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) continua garantindo boas chuvas nos estados do Ceará, Piauí e Maranhão. Na região sul do país, o destaque é para a formação de uma depressão tropical que trará bastante chuvas e ressaca marinha principalmente para a costa gaúcha.

As temperaturas também tendem a cair bastante com o aumento da nebulosidade e a chegada da chuva. As máximas não devem passar dos 28ºC em Guanambi já a partir desta terça-feira (16). Nos últimos dias, as temperaturas têm chegado à casa dos 33ºC na cidade.

Desde o início do período chuvoso, em outubro do ano passado, o acumulado de chuva em Guanambi está em 591 mm.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas