23.5 C
Guanambi
Política Administração Pública Polícias vão fazer cumprir o decreto estadual em Vitória da Conquista, diz...
sábado, 27 fevereiro, 2021
Anúncio

Polícias vão fazer cumprir o decreto estadual em Vitória da Conquista, diz Rui

Últimas Notícias

Tiago Marqueshttps://agenciasertao.com/
Tiago Marques é redator e editor do site Agência Sertão. Trabalha com produção de conteúdo noticioso para rádio e internet desde 2015.

O governador Rui Costa (PT) concedeu entrevista na manhã desta segunda-feira (22) ao Jornal da Manhã, da TV Bahia. Questionado sobre a decisão da prefeitura de Vitória da Conquista de não cumprir a antecipação do toque de recolher, o governado disse que a Polícia Militar e a Polícia Civil irão fazer cumprir o decreto. “O decreto será cumprido e eu já pedi o máximo de rigor da Polícia Civil e da Polícia Militar também em Vitória da Conquista. E vão ser feitas blitz em várias ruas, em várias localidades da cidade”.

Rui disse também que a decisão de adotar medidas restritivas ocorre em um momento em que a taxa de ocupação de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de tratamento da Covid-19 estão elevadas em todo o Estado, e que foi pensada em conjunto com órgãos de controle, sistema judiciário e representantes de prefeitos.

“Antes de assinarmos o decreto na semana passada Fizemos reunião com os órgãos de controle do Estado, Justiça. Logo em seguida fizemos uma reunião com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB) apresentando a eles a gravidade da situação e combinando com eles as medidas que seriam adotas. Até muitos prefeitos sugeriram que o horário já fosse mas ampliado. Eu disse, vamos começar com esse horário e se a situação se agravar, nos modificaremos o horário”, disse Rui.

Ele disse ainda que ligou para alguns prefeitos, inclusive para a prefeita em exercício de Vitória da Conquista Sheila Lemos (DEM). “Falei também, por telefone, com a vice-prefeita Sheila, que está respondendo pelo município porque o prefeito também está se recuperado também da Covid-19, antes de editar o decreto. E não foi essa informação que ele me deu ao telefone”, comentou.

Na sequencia, ele se dirigiu à população de Vitória da Conquista, e disse que a Policia Militar e a Polícia Civil vão fazer cumprir o decreto estadual. “Todos aqueles que estiveram funcionando após as 20h, bares restaurantes ou qualquer outro serviço não essencial, os seus proprietários serão conduzidos à delegacia e será registrado crime de saúde pública”, enfatizou.

Após falar sobre a alta na taxa de ocupação de UTI’s em todo o Estado e do risco de colapso nos sistemas de saúde, inclusive privados, Rui disse que vai abrir novos leitos nas próximas semanas em Brumado, Caetité, Bom Jesus da Lapa e Ilhéus, além de reabrir leitos na Arena Fonte Fonte, em Salvador. Ele lembrou que são 70 leitos em Vitória da Conquista, ressaltando que 60 são mantidos pelo Governo do Estado e apenas 10 pela prefeitura.




Por fim, o governador criticou a politização do assunto por parte da Prefeitura e criticou as aglomerações registradas em bares de Vitória da Conquista neste domingo (21). “Esta não é uma boa hora para fazer política, está é uma boa hora para cuidar da vida humana. Os negócios, as empresas, podem e precisam suportar a restrição de horário. O que não pode acontecer Ricardo, é o com a reportagem acabou de citar aí. Eu  vi as imagens ontem em Vitória da Conquista. No final da tarde início da noite, os bares lotados, lotados, todo mundo sem máscaras, assistindo as partidas de futebol nos bares da cidade. Estamos vivendo a maior pandemia dos últimos 100 anos, a humanidade não passa por isso há muito tempo, e as pessoas não podem se dar ao privilégio, enquanto tem pessoas”, finalizou.

Prefeitura volta atrás e vai cumprir decreto

A Prefeitura de Vitória da Conquista voltou atrás da decisão de não cumprir o Decreto Estadual que altera os horários da restrição de circulação noturna em municípios baianos. A decisão foi anunciada na manhã desta segunda-feira, menos de 24 horas depois de anunciar que não ira modificar as restrições.

Segundo a assessoria de comunicação, a decisão avaliou o compromisso do governador da Bahia, Rui Costa, em abrir um hospital com leitos de UTI no município de Caetité, na região Sudoeste, até a próxima sexta-feira (26), conforme foi anunciado por rui na entrevista acima. O acordo ocorreu em conversa telefônica com a prefeita em exercício de Vitória da Conquista, Sheila Lemos, nesse domingo (21).

“Nós solicitamos que ele abrisse novas vagas na região. O governador se comprometeu a, até sexta-feira, abrir vagas na região Sudoeste, na cidade de Caetité. E nós vamos aguardar até sexta-feira para ver se realmente isso se concretiza. Então, Conquista é solidária e vai cooperar com o decreto, e, na sexta-feira, nós iremos reavaliar a situação em nossa região”, afirmou a prefeita.

 

 




Relacionadas

Mais Lidas

Veja o que abre e o que fecha com o novo decreto em Guanambi

A publicação do novo decreto de restrições ao coronavírus gerou uma série de dúvidas sobre quais estabelecimentos estariam autorizados a funcionar entre 1º e...

Polícia prende acusados de assaltos nas zonas rurais dos municípios da região de Guanambi

Quatro jovens com idades entre 18 e 20 anos foram presos e um adolescente de 17 anos foi apreendido durante uma ação conjunta de...

Prefeitura de Guanambi publica alterações no decreto de lockdown parcial

A Prefeitura de Guanambi editou um novo decreto nesta sexta-feira (26) para corrigir falhas e omissões no decreto anterior sobre as medidas de combate...

UTIs entram em colapso na região e aeroporto de Guanambi tem movimento intenso de pacientes para serem transferidos

Uma cena rara aconteceu na tarde desta sexta-feira (26), no Aeroporto de Guanambi, Isaac Moura Rocha. Três unidades aéreas de UTI aguardavam ordem para...

Ao vivo: Prefeitura de Guanambi presta esclarecimentos sobre decreto

https://www.facebook.com/PrefeituradeGuanambi/videos/1927127897442554/?__cft__=AZVwLo_6Lt2RXFK0x9U344T-xmaRWKecr2gCVY38h9aPezTbCvv8OBn59XslldcgL-lCw_6wmR93GzwV70frjeu_iQrWNjc7e2G8Tvm7gXXDl22Nn0nZVecY8tYHnkKCkjHfiD9iNxVRcaNxo4t5-6irPgUd-yyTaQBIEIejhA3AJg&__tn__=%2CO%2CP-R   A Prefeitura de Guanambi está realizando uma transmissão ao vivo para esclarecer as medidas previstas no novo decreto de prevenção ao coronavírus. O assessor jurídico...

Decreto detalha regras do lockdown parcial em Guanambi

A Prefeitura de Guanambi editou o novo decreto sobre medidas isolamento social para contenção do coronavírus. As novas normas foram publicadas no Diário Oficial...

1 COMENTÁRIO

Deixe uma resposta