31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi reforça estoque de oxigênio para enfrentar Covid-19

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi fez um aditivo junto à empresa fornecedora de oxigênio hospitalar, aumentando em 25% o quantitativo de gases que serão adquiridos para as unidades de saúde do município. O aditivo contratual foi renovado no último dia 9 e publicado na edição desta segunda-feira (22), do Diário Oficial do Município.

Na licitação realizada no ano passado, foram contratados 27.270 m³ de oxigênio, em cilindros com capacidade entre 1 e 10 m³. Com o aditivo, mais 6.817 m³ serão entregues ao município no contrato. Também houve aditivos para ar comprimido e nitrogênio gasoso hospitalar.

Os produtos, principalmente o oxigênio, são bastante utilizados na rotina dos serviços do Samu, UPA 24 Horas, serviço de oxigenoterapia para paciente em internamento domiciliar e utilizado também nos transportes de ambulâncias.

Para justificar o aditivo, a prefeitura justificou também o aumento no número de casos da Covid-19 e de internações com casos graves, sendo o oxigênio medicinal para os pacientes internados, acometidos pela doença ou doenças respiratórias graves. Estes pacientes necessitarem desse suporte através de cateter, máscara de alto fluxo e respiradores.

Para garantir a demanda por leitos de tratamento da Covid-19, a Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria de Saúde, iniciou a ampliação do número de leitos clínicos para pacientes acometidos com a Covid-19 na cidade. Segundo a secretária da pasta, Roberta Mota, será concluída até o final desta semana, a obra que dobra oferta de leitos para o tratamento de pacientes com Covid-19.

Os leitos clínicos disponibilizados no Hospital Municipal serão ampliados de quatro para oito, e o Pronto Atendimento (PA Covid), localizado na antiga Promater, será ampliado de 10 para 14 leitos – saltando a oferta geral, de 14, para 22 leitos, nas duas unidades de saúde exclusivas para o tratamento de pacientes com Covid, mantidas pela gestão municipal.

Ainda de acordo com a Prefeitura, devido a maior demanda no Pronto atendimento (PA Covid-19), será transferido um aparelho de Raio X para o local.

Coronavírus em Guanambi

Mais 38 casos da Covid-19 foram registrados em Guanambi nesta terça-feira (23). A informação consta no boletim epidemiológico, divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.

Ao todo, o município registra 3.595 casos, com 3.432 pacientes considerados recuperados. O número de pessoas com o vírus ativo subiu de 128 para 140 em Guanambi. Até o momento, já foram confirmados 23 óbitos por complicações da doença. Os dois últimos foram registrados no último sábado (20).

Agora são 17 pacientes internados. Além disso, 140 pessoas aguardam resultado dos exames laboratoriais.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas