26.5 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Governo do estado anunciou ‘lockdown’ em toda Bahia a partir desta sexta-feira

Mais Lidas

O Governo do estado anunciou ‘lockdown’ em toda Bahia a partir das 20h desta sexta-feira (26), até as 5h da próxima segunda-feira (1º), para conter o avanço da Covid-19. A medida foi divulgada nesta quinta-feira (25) pelo governador Rui Costa.

Segundo o governador, todos os estabelecimentos estão proibidos de vender bebida alcoólica neste período. Em relação aos serviços de alimentação não essencial, apenas delivery poderão atuar pelo período de 24h.

As restrições começarão de forma escalonada na sexta. Às 17h, deverá ser fechado o comércio de rua; às 18h, bares e restaurantes; e às 20h os shoppings. Ainda conforme o governador, esta divisão foi feita como forma de evitar sobrecarga no transporte público, o que geraria aglomerações.

Esta é a primeira vez que a medida é tomada na Bahia, desde o início da pandemia.

De acordo com a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), Salvador tem 84% de taxa de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para adultos. No geral, o percentual de ocupação dos leitos (UTI, clínicos, adultos e pediátricos) é de 83%. Na região metropolitana, a situação é semelhante.

Ainda na quarta-feira (24), antes do decreto de lockdown estadual, a prefeitura de Guanambi já havia anunciado a restrição. No respectivo município, a medida iniciaria na próxima segunda-feira (1º) e duraria 10 dias. No entanto, após o anúncio do governo do estado, o município deve seguir o decreto estadual.

Na terça-feira (23), o governador Rui Costa já havia sinalizado que, caso o toque de recolher não ajudasse a frear os números da pandemia, seria necessário o lockdown.

O que é lockdown?

Um lockdown, ou em português bloqueio total ou confinamento, é um protocolo de isolamento que geralmente impede o movimento de pessoas ou cargas. Os lockdowns também podem ser usados para proteger pessoas ou, por exemplo, um sistema de computação de uma ameaça ou outro evento externo.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas