23.6 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Brumado registra décimo óbito por Covid-19 este mês

Mais Lidas

Mais um óbito de paciente infectado pelo coronavírus foi registrado em Brumado nesta quinta-feira (25). Com o novo registro, o município chegou a 59 mortes em decorrência das complicações da Covid-19 desde o início da pandemia. Somente no mês de fevereiro, dez brumadenses morreram vítimas da doença.

Ainda nesta quinta-feira, o município chegou à marca de 4.937 casos confirmados da Covid-19. No momento, 288 pacientes estão com o vírus ativo no organismo, sendo que 30 estão hospitalizados.

Além dos casos já confirmados, Brumado ainda tem 168 pacientes com suspeita da Covid-19 aguardando resultado do exame laboratorial RT-PCR.

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Anderson Cardoso, coordenador do Centro de Atendimento Covid-19, disse que a procura por atendimento aumentou mais de 70% na unidade nos últimos dias. Atualmente estão sendo realizados 100 atendimentos diariamente no centro.

O coordenador disse ainda que, além do aumento considerável no volume, o padrão de atendimento também mudou. “Antes, os pacientes chegavam aqui com sintomas leves. Hoje, são sintomas mais carregados e que debilitam mais. Mais tosse, febre, dor de cabeça, dor no corpo, mais prostração, o que requer um atendimento mais demorado e com exames mais complexos. Isso demanda tempo e mais espera”, relatou.

O coordenador também chamou a atenção para o aumento expressivo do número de internamentos. “Antes, eram de 4 a 5 pacientes internados. Hoje, a gente roda com 11 pacientes. Vai depender do fluxo de vagas. Como as UTIS da região estão cheias, estamos ficando mais tempo aqui com os pacientes entubados”, acrescentou.

Prefeito aposta na ivermectina

Também em entrevista ao Achei Sudoeste, o prefeito de Brumando, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), disse que vem tomando cuidados específicos para prevenir a infecção pelo novo coronavírus. Aconselhado por um médico, ele disse que tem tomado ivermectina, medicamento ante parasitário, e feio caminhadas diárias.

“Optei pelo conselho de um médico que disse que meu organismo precisar estar forte para combater a doença. Hoje mesmo andei meus 3 km, tomei sol porque a vitamina D vem da exposição ao sol, tomo ivermectina 1 vez por mês. Você não perde nada usando, pode perder carrapato, pulga, piolho, essas coisas. É muito bom pra saúde”, afirmou.

O prefeito também disse que pediu ao secretário de saúde que revesse a possibilidade de incluir o remédio nas orientações para prevenção à Covid-19.

Embora o consumo do medicamento tenha sido bastante difundido como preventivo à Covid-19, não há consenso científico sobre a eficácia do medicamento contra o coronavírus.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas