21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi libera funcionamento de lojas por delivery e faz outras flexibilizações em novo decreto

Mais Lidas

A prefeitura de Guanambi editou um novo decreto com medidas de prevenção e combate ao coronavírus. A regulamentação promoveu algumas flexibilizações em relação ao decreto anterior, em vigor até as 5h desta quarta-feira (10). O governo do Estado também prorrogou as medidas restritivas nos 22 municípios da região.

Em lockdown parcial desde o dia 1º e com medidas restritivas há um mês, o prefeito Nilo Coelho (DEM) optou por flexibilizar algumas atividades. Entre as principais mudanças está a liberação para funcionamento de todas as lojas por sistema de delivery. Já o setor de alimentação (bares, restaurantes, lanchonetes e similares) está autorizado a realizar entrega de produtos na porta dos estabelecimentos além de ter permissão para funcionamento do serviço de entrega em domicílio até meia noite.

Além disso, foram incluídos como essenciais, os serviços internos dos profissionais de contabilidade em seus escritórios, os cartórios e tabelionatos de notas, com funções delegadas, apenas para fins de funcionamento mediante agendamento, com de 30%(trinta) por cento de sua capacidade.

As casas lotéricas também poderão abrir, desde que ocorra o monitoramento de controle de fluxo de pessoas, com o escopo de evitar aglomerações, com utilização de toldos e gradis na parte externa, com acompanhamento de funcionário da empresa. Já os bancos podem voltar a realizar atendimento presencial, continuando obrigatória a instalação de gradis e toldos e de controle de fila. O auto atendimento está permitido até às 19h30.

Obras de construção civil agora estão liberadas, desde que seja elaborado plano de trabalho que estará sujeito a apresentação no momento da fiscalização do poder público.

Também houve permissão para as academias de atividades físicas, desde que o funcionamento seja exclusivamente com atendimento individualizado com personal training. Salões de beleza e estúdios de pilates estão autorizados, porém com atendimento apenas mediante agendamento. Por fim, as igrejas e templos religiosos poderão funcionar com 30% da capacidade.

Os mercados da cidade e distritos estão liberados para funcionar. Os estabelecimentos como lanchonetes e restaurantes podem atender os clientes por delivery e na porta dos boxes.

Nos demais 21 municípios da região, continuam vigorando até  as 5h da próxima segunda-feira (15)

Restrições mantidas

Continua mantido o toque de recolher noturno, conforme decreto estadual, das 20 às 5h, até 1º de abril. A venda de bebidas alcoólicas também continua proibida no município até a próxima segunda-feira (15). Continua  vedada a prática de quaisquer atividades esportivas coletivas amadoras até 1º de abril, sendo permitidas as práticas individuais, desde que não gerem aglomerações.

Também continua proibida a realização de eventos de qualquer natureza que envolvam aglomeração de pessoas, tais como: eventos desportivos (coletivos, amadores e profissionais), cerimônias de casamento, eventos recreativos em logradouros públicos ou privados, shows, circos, cinemas, clubes, eventos científicos, solenidades de formatura, passeatas e afins. Esta proibição continua até 1º de abril de 2021.

As atividades escolares presencias, bem como os cursos de capacitação na rede pública e privada, nos ensinos fundamental, médio e universitário, estágios e atividades práticas dos cursos em geral continuam proibidos até o dia 15. Apenas os estágios práticos da área da saúde em ambiente hospitalar estão permitidos.

Novos casos

Mais 25 casos da Covid-19 foram confirmados em Guanambi nas últimas 24 horas. Até o momento são 4.259 casos positivos, sendo que 213 permanecem ativos e 31 foram a óbito. A média móvel de casos dos últimos sete dias está em 41,4.

Foi registrado um novo recorde de internados, 38 no total, permanecendo em 100% a ocupação dos leitos clínicos no Pronto Atendimento e no Hospital Municipal. Para ampliar a oferta de atendimento, a prefeitura está preparando para os próximos dias a abertura de novos leitos no espaço cedido do Centro de Saúde da UniFG.

Veja o ponto a ponto do decreto

  • Toque de recolher: O toque de recolher, em conformidade com o Decreto Estadual nº 20.260, estará em vigor até o dia 1° de abril, das 20h às 05h.
  • Serviços de delivery: Os serviços de entrega em domicílio (delivery) de alimentação poderão ter funcionamento estendido até às 00h00min. Entrega na porta do estabelecimento está autorizado, desde que instalada uma barreira física. Autorizado também o delivery de produtos médicos hospitalares; distribuidoras de água mineral e gás; lojas de auto peças e pneus; lojas de material de construção; lojas e comércio varejista.
  • Venda de bebida alcoólica segue proibida até o dia 15 de março.
  • Cartórios e Tabelionatos de Notas – autorizado, porém com atendimento apenas mediante agendamento;
  • Casas Lotéricas – autorizado, desde que ocorra o monitoramento de controle de fluxo de pessoas e utilização de toldos e gradis na parte externa;
  • Construção civil – autorizado, desde que apresente plano de trabalho no ato de fiscalização;
  • Igrejas – autorizado, com capacidade máxima de lotação de até 30%;
  • Academias – autorizado, desde que o funcionamento seja exclusivamente com atendimento individualizado com personal training;
  • Salões de beleza e pilates – autorizado, porém com atendimento apenas mediante agendamento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas