23.2 C
Guanambi
20.1 C
Vitória da Conquista

Secretaria vai começar transferência de pacientes para novo hospital de campanha ainda nesta quarta-feira

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi inaugurou na tarde desta quarta-feira (10) a terceira unidade para tratamento de pacientes com a Covid-19. A estrutura está funcionando no Centro de Saúde da UniFG, após cessão da estrutura pela instituição.

A inauguração contou com a presença do prefeito Nilo Coelho (DEM), do representante da Ânima/UniFG, professor Mauro Ribeiro, secretários municipais, vereadores e profissionais de imprensa. Também estiveram presentes os prefeitos de Iuiú, Reinalldo Goes, e de Lagoa Real, Pedro Cardoso, presidentes dos consórcios de saúde (CIS-Alto Sertão) e de Desenvolvimento Sustentável (CDS-Alto Sertão) respectivamente. (veja o vídeo)

Segundo a secretária de Saúde, Roberta Mota, o hospital de campanha deve atingir sua capacidade máxima de internação nas próximas horas, pois os pacientes estáveis internados no Pronto Atendimento Covid-19 (PA) e no Hospital de Campanha serão transferidos para o local que conta com 30 leitos e uma sala vermelha para pacientes graves.

As transferências de pacientes visam desafogar a lotação das outras unidades, principalmente do PA, onde pacientes encontram-se internados até em macas nos corredores devido à superlotação do local. A nova unidade de saúde não irá realizar atendimentos primários. Pacientes com sintomas gripais devem continuar procurando o primeiro atendimento no PA, onde os leitos serão destinados para pacientes em observação.

A montagem dos leitos foi realizada em oito dias. Ainda de acordo com a secretária, a inauguração em curto espaço de tempo foi possível devido ao empenho da equipe de secretários municipais, de parceiros como o Hospital Nova Aliança, com o empréstimo de um monitor e da prefeitura de Malhada com o empréstimo de um respirador.

Além do imóvel, a UniFG também cedeu mobiliário e vários equipamentos médicos. A prefeitura também precisou adquirir equipamentos, como mais dois respiradores, e realocar móveis e equipamentos de outras unidades. A iniciativa partiu do secretário de Administração, Felipe Duarte, que também é sócio da instituição.

O boletim epidemiológico desta terça-feira (9) informava que 38 pacientes do município estão internados. Além do PA e do Hospital Municipal, há pacientes no Hospital Geral de Guanambi (HGG) e em hospitais de Vitória da Conquista e Salvador. Este é o maior número de pacientes internados desde o início da pandemia.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas