23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Guanambi ultrapassa marca de 5 mil casos da Covid-19

Mais Lidas

Há menos de 11 meses dos primeiros registros da Covid-19, Guanambi ultrapassou a marca de 5 mil diagnósticos confirmados da doença. O número foi atingido nesta nesta quinta-feira (23). Ao todo, 5.022 casos foram registrados segundo a Secretaria Municipal de Saúde. No momento, 190 casos são considerados ativos e 40 pessoas morreram.

A chegada do coronavírus em Guanambi foi conhecida em 14 de março e a marca de 2,5 mil casos foi superada em 8 de janeiro. Foram 240 dias com média de 10,5 caso por dia. O número dobrou no intervalo de 76 dias, com média de 33 casos por dia neste período. Os números mostram um evidente agravamento da doença nos últimos meses, com aumento ainda mais expressivo na demanda por leitos hospitalares e no número de mortes.

Apesar da alta de 100% em dois meses e meio, os últimos boletins dão sinais de que está havendo uma ligeira tendência de queda no número de confirmações da doença pela segunda semana consecutiva, embora possa haver um repique se não houver rigor no distanciamento social.

O pico da doença no município até o momento aconteceu há duas semanas, quando foram registrados 375 casos em sete dias, média de quase 53,6 casos por dia. Já na semana passada foram 344, média de 49,1 por dia. Nos cinco primeiros dias da atual semana, o acumulado é de 178 casos, média de 35,6 por dia. No entanto, ainda há 220 pacientes aguardando o resultado dos exames laboratoriais. Caso se confirme essa média diária até sábado (27), a média móvel terá reduzido 33%.

A taxa de casos por 100 mil habitantes está em 5.772 e a letalidade da doença é de 0,8%.  De cada 125 pessoas contaminadas, uma morreu.

Apesar da cada momentânea no número de casos, ainda há forte pressão hospitalar, com picos diários de mais de 100 atendimentos no Pronto Atendimento da Covid-19 e alta taxa de ocupação nos leitos clínicos criados pelo município e nos leitos de UTI disponíveis para o tratamento da doença na região.

 

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas