35.1 C
Guanambi
27.1 C
Vitória da Conquista

Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi identifica paciente infectada com a variante de Manaus do coronavírus

Mais Lidas

A Secretaria de Saúde de Guanambi confirmou nesta sexta-feira (26), a identificação no município do primeiro caso da variante SARS-COV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (Variante de Manaus), vírus considerado de maior transmissibilidade. A Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) já havia confirmado o registro na quarta feira (24) em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus.

Segundo a nota informativa divulgada pela pasta, o caso foi notificado na última terça-feira (23), por meio do sequenciamento genético por amostragem em caso confirmado de Covid-19, realizado pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA).

A secretaria informou ainda que o caso identificado com a nova variante, trata-se de uma paciente diagnosticada com Covid-19 em fevereiro, com sintomas leves e não sendo necessário internação. Ela não tinha histórico de viagens ou contato com pessoas que tenha viajado para localidades especificas em que há circulação da variante P.1, assim considera-se um caso autóctones, ou seja, contraído no próprio município.

A nota afirma ainda que a variante P.1 (Manaus) da Covid-19 possui os mesmos sintomas da antiga cepa do vírus, porém mais intensos. Além disso, a variantes tem o maior poder de disseminação, com isso consegue se espalhar muito mais rápido no território do que a variante antiga. Assim, a circulação de novas variantes do vírus Sars-Cov-2 já era esperada, o que pode-se associar ao aumento de números de casos, internações e óbitos nos últimos meses em nosso município.

A Vigilância Epidemiológica e a Atenção Básica, ao serem informadas sobre a detecção da variante P.1 no município, imediatamente iniciou o processo de controle da cepa, o acompanhando e monitoramento da paciente e seus contactantes.

A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que mantém intensificadas as ações de rastreio e testagem pelo método RT-PCR dos contatos assintomáticos de casos positivos, com o intuito de bloquear as cadeias de transmissão dos casos de COVID-19 e prevenir uma possível proliferação do vírus.

Por fim, a pasta pede a colaboração da população nos cuidados de prevenção como o uso de máscaras, higienização das mãos e o distanciamento social, e em caso de apresentação de sintomas, que procure a unidade de saúde. “O enfrentamento ao combate do COVID-19 é papel de todos. Se a transmissão do coronavírus não for contida, surgirão novas variantes com outras características. Assim, a importância de mantermos as medidas preventivas”, finalizou a nota.

Guanambi superou a marca de 5 mil casos da Covid-19 nesta quinta-feira (25). Nesta sexta-feira, foi confirmada a 41º morte, a vítima foi um adolescente de 15 anos que passava por transplante renal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas