29.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Ranking do Saneamento Básico: Vitória da Conquista perde posições, mas continua entre as melhores cidades do país

Mais Lidas

Vitória da Conquista voltou a figurar entre os mais bem avaliados no Ranking do Saneamento Básico 2021, levantamento realizado pelo Instituto Trata Brasil desde de 2009, em parceria com o GO Associados. O município ficou na 12º colocação este ano entre os 100 mais populosos do país

Entre os municípios das regiões Norte e Nordeste, Vitória da Conquista continua na primeira posição, à frente de Palmas (TO), que vem logo em seguida na 13º posição. Os outros municípios baianos avaliados foram Feira de Santana, na 61º posição, com 6,36 pontos, Salvador, 63º colocado com 6,36 pontos e Camaçari, 73º colocado com 5,56 pontos.

Veja a tabela completa

Santos (SP), Maringá (PR) e Uberlândia (MG) são as cidades mais bem avaliadas no . A cidade do litoral paulista obteve nota 9,92, já a paranaense recebeu 9,64 e a mineira 9,60. Do outro lado da tabela, com as priores índices, estão Ananindeua (PA), com 1,99 pontos, na frente de Porto Velho (RO), com 1,84 pontos e Macapá (AP), último colocado com 1,45 pontos.

O Ranking do Saneamento Básico 2021 abordou os indicadores de água e esgotos com base nos dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) – ano base 2019, divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional.

Nesta edição, o Instituto Trata Brasil consultou entidades do setor, autoridades, empresas operadoras e ONGs para aperfeiçoar a metodologia do Ranking. Desta vez, foram consultadas mais de 20 entidades, entre os envolvidos tivemos também técnicos da ANA, Ministério do Desenvolvimento Regional e até do Ministério da Saúde. Com isso, esse Ranking incorpora nova metodologia, o que deve ser considerado na hora de comparar a colocação das cidades com anos anteriores.

Vitória da Conquista apareceu entre as primeiras colocações no Ranking do Saneamento Básico pela primeira vez em 2015, quando foi pela primeira vez a cidade com melhor resultado entre os municípios das regiões Norte e Nordeste, repetindo o feito em 2016. Em 2017, o município alcançou as primeiras posições do país pela primeira vez.

Apesar do bom resultado na edição atual, o município vem perdendo posições nos últimos anos, caindo da 4ª posição em 2018, para a 5º em 2019, 10º em 2020 e 12º em 2021. Mesmo assim, a nota obtida nesta edição, 8,56, é maior do que os 8,30 pontos conquistados em 2020.

Em três indicadores avaliados em 2021, Vitória da Conquista atingiu 100% de atendimento dos critérios de avaliação – Atendimento total de água, atendimento urbano de esgoto e novas ligações de esgoto sobre ligações faltante. O pior resultado foi no indicador de investimento total sobre arrecadação, apenas 15,2 %.

Segundo o Instituto Trata Brasil, o Ranking do Saneamento Básico busca mostrar quais são os desafios que país ainda enfrenta para cumprir com os compromissos nacionais e internacionais em água tratada, coleta e tratamento de esgoto. O relatório completo está disponível no site da instituição.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas