23.1 C
Guanambi
19.2 C
Vitória da Conquista

Donos de bares e restaurantes protestaram contra toque de recolher em Guanambi

Mais Lidas

Donos de bares e restaurantes de Guanambi realizaram uma carreata, nesta quinta-feira (8), protestando contra o toque de recolher, estipulado pelo Governo do Estado e Prefeitura de Guanambi, como medida de contenção ao contágio da Covid-19.

De acordo com o site Fala Você, a carreata com cerca de 50 veículos (carros e motos) iniciou por volta das 17h, na praça da Bíblia, percorreu as principais ruas e avenidas do centro de Guanambi e encerrou em frente a prefeitura. No local, os empresários reivindicaram ampliação do horário de funcionamento do setor. A Polícia Militar acompanhou a movimentação durante todo o percurso.

Segundo o site, eles reivindicam a flexibilização para a reabertura dos bares e restaurantes na semana até às 22h, além de liberar o sistema delivery e drive thru (pegar a mercadoria na porta) até às 24h nos finais de semana, mediante a justificativa de quê os supermercados e feiras livres estão lotados. O setor se comprometeu a trabalhar com as medidas sanitárias vigentes e fiscalizar os demais empreendimentos.

Pontuaram ainda que não são os culpados pelo aumento da transmissão do coronavírus, tendo em vista que os respectivos comércios estão fechados há quase 60 dias e os casos continuam aumentando.

De acordo com a Assessoria de Comunicação da Prefeitura (Ascom), a gestão entende e respeita a manifestação justa e democrática.

A Ascom pediu que os empresários formassem uma comissão para que os representantes do movimento possam se reunir com o prefeito e levar pessoalmente a demanda. Segundo o órgão, na semana passada, foi levado um abaixo-assinado do setor para o Comitê Econômico e um dos representantes se reuniu com o prefeito em exercício, na época o vice Arnaldo Azevedo e com a secretária de saúde.

Na reunião, os representantes do poder público explicaram a gravidade da pandemia na cidade e a limitação da gestão municipal, diante dos decretos estaduais de toque de recolher diário e o lockdown nos fins de semana, e que a prefeitura não pode sobrepor ao decreto estadual.

Último decreto municipal

Um novo decreto com medidas restritivas para tentar frear o avanço do coronavírus foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta terça-feira (6). As novas normas estabelecidas pela Prefeitura de Guanambi têm validade até a próxima segunda-feira (12), assim como as medidas do último decreto estadual.

O novo horário do toque de recolher noturno está vigorando a partir das 19h até às 5h. Nesse período, a circulação noturna de pessoas pelas ruas da cidade está limitada a casos excepcionais. Por esta razão, os estabelecimentos comerciais deverão encerrar as atividades até às 18h30.

Já os estabelecimentos comerciais como restaurantes, bares, pizzarias e lanchonetes só poderão funcionar de segunda a sexta-feira, com atendimento presencial permitido até às 18h, sendo autorizados os serviços de entrega de alimentação, em domicílio (delivery), até meia noite.

Para o fim de semana, as normas são mais rígidas. Apenas estabelecimentos comerciais considerados essenciais poderão funcionar. Estabelecimentos do setor de alimentação poderão funcionar apenas de portas fechadas, com atendimento por delivery. Estas regras específicas valem das 18h30 de 9 de abril até às 5h do dia 12.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas