19.8 C
Guanambi
17.9 C
Vitória da Conquista

Meteorologia prevê semana com chuvas na região de Guanambi

Mais Lidas

O tempo seco e calor deram espaço para a chegada de nuvens carregadas na região de Guanambi, deixando o tempo nublado desde o fim da tarde deste domingo (19). A previsão dos modelos meteorológicos e dos institutos de pesquisa apontam que o acumulado de chuva até o fim da semana pode sem entre 40 e 70 mm.

Os maiores volumes de chuva são esperados entre terça-feira (20) e quarta-feira (21), quando pode ocorrer temporais em algumas localidades. As temperaturas ficarão mais amenas no decorrer da semana, com máximas não superiores a 30ºC. A previsão aponta ainda que pode voltar a chover na primeira semana de maio, fechando o período chuvoso.

Estas nuvens de chuva estão sendo canalizadas pelos efeitos da formação de um sistema de baixa pressão atmosférica no Oceano Atlântico Sul, que resultará na convergência de umidade entre o continente e o oceano beneficiando com chuvas principalmente a região Sudeste e boa parte da Bahia. Este sistema de baixa pressão atmosférica segundo a Marinha do Brasil poderá apresentar características de ciclone subtropical a partir desta segunda-feira (19). A informação foi confirmada por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM), em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE) e o Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica da Força Aérea Brasileira (CIMAER/FAB), no último sábado (17).

No Litoral, entre o norte do Paraná e Norte do Rio de Janeiro, a atuação deste sistema meteorológico poderá causar ventos sustentados sobre o mar de até 47 nós (aproximadamente 88 km/h), com rajadas, e ondas de até 5,0 metros, na área citada anteriormente, entre a tarde do dia 18 de abril e a noite do dia 20 de abril.

Temporada chuvosa

De outubro de 2020 a março de 2021, foram registrados 778 mm na cidade. O mês mais chuvoso foi fevereiro, com 313 mm e o mais seco março, com apenas 20 mm. Neste período de seis meses, ocorreram 38 dias chuvosos na cidade. Os dados são do pluviômetro da Agência Sertão, localizado no centro de Guanambi.

Caso se confirmem as chuvas previstas para os próximos dias, o volume acumulado deve chegar próximo aos815 mm registrados na temporada chuvosa passada.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas