26.6 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Carro fumacê será utilizado para combater Aedes aegypti em Guanambi

Mais Lidas

Diante dos elevados índices de infestação pelo mosquito Aedes aegypti, a Prefeitura de Guanambi solicitou através da Secretaria Municipal de Saúde, junto à Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) da Sesab, o envio de UBV acoplada a veículo, pulverização em Ultrabaixo Volume (Carro fumacê). Ao todo, 6 (seis) unidades do carro fumacê foram encaminhados para Guanambi e distritos.

Na aplicação, será utilizado um novo tipo de inseticida, que é menos agressivo e tem aroma mais agradável. Ao todo, serão 4 (quatro) ciclos de aplicação em toda cidade e distritos. “A chefe do departamento de Vigilância Epidemiológica, Eugênia Cotrim, orienta a população para que abra as portas e janelas das residências, quando o carro estiver realizando aplicação. “Seguimos atentos e tomando as providências necessárias para o controle do mosquito Aedes aegypti em nossa cidade”, comemorou a Secretária de Saúde, Roberta Mota.

O mosquito Aedes aegypti não é o causador apenas da Dengue, mas também de outras doenças. Em Guanambi foram confirmados em abril, 134 casos de dengue, 71 de chikungunya e 8 de Zika. Os casos foram registrados em todos os bairros, mas os de maiores incidências são os bairros São Francisco, Novo Horizonte, Alto Caiçara, Alvorada, Paraíso e Vomitamel.

De acordo com a Assessoria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura de Guanambi, após o uso de medidas de combate ao mosquito e a falta de resultados satisfatórios, foi solicitada a liberação dos veículos.

Ainda conforme a Ascom, desde janeiro de 2021 está sendo feito um trabalho de prevenção, e até o momento, 74.548 imóveis foram visitados. Desse total, foi encontrado o foco do mosquito Aedes aegypti em 1.800 lugares, 86% dentro das residências.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas