O Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Guanambi divulgou na manhã desta segunda-feira (10), o cronograma de aplicação da primeira dose da vacina contra a Covid-19 em pessoas com comorbidades. A vacinação iniciará nesta terça-feira (11) e vai até sexta (14).
De acordo com a secretaria, é necessário apresentação de laudos médicos, pois ficarão arquivados para comprovar as comorbidades. Além do cartão de vacina, documentos de identificação e cartão do SUS também serão exigidos.
Tem direito à vacina quem tem entre 18 a 59 anos e tenha ao menos um tipo de comorbidades – Diabete melitus; pneumopatias crônicas grave; hipertensão arterial resistente (HAR); uso de três ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência; hipertensão arterial em todos os estágios, insuficiência cardíaca, cor-pulmonale e hipertensão pulmonar; cardiopatias hipertensivas, Síndrome coronarianas, Valvopatias, Miocardiopatias e pericardiopatias, aneurisma, arritmia cardíacas, cardiopatias congênitas do adulto; próteses valvares e dispositivos cardíacos; doença cerebrovascular; doença renal; imunossuprmidos, anemia falciforme, obesidade mórbidas, síndrome de Down e cirrose Hepática.
Pessoas com síndrome de Down e os diabéticos e hipertensos que já são acompanhados pelas Unidades de Saúde, a vacinação ocorre de forma nominal, não necessitando de apresentação de documentação de comprovação.
Até o momento, no município já foram aplicadas 26.655 doses de vacinas.
Covid-19 em Guanambi
No domingo (9) o município registrou 23 casos positivos da Covid-19. O total de casos confirmados em Guanambi chegou a 6.658, porém, 6.359 pessoas já estão recuperadas e 230 com o vírus ativo.
Ontem foi registrado um óbito em decorrência das complicações da Covid-19 e na manhã desta segunda-feira (10), um homem que tinha testado positivo para Covid-19 e estava internado na UTI do Hospital Geral de Guanambi não resistiu e faleceu.
A taxa de ocupação em Salvador é de 76%, Vitória da Conquista 100%, Hospital de Campanha Ânima/UniFG 26,7%, UNACON 82,5%, Hospital de Campanha (Municipal) 8,3% e PA COVID 20%.