28.3 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Governo amplia vacinação de lactantes para mães de bebês de até um ano na Bahia

Mais Lidas

O governo da Bahia anunciou, nesta sexta-feira (21), a ampliação da vacinação contra a Covid-19 para as mães lactantes. A partir da decisão, serão incluídas mães de bebês de até 12 meses, independentemente de terem comorbidades ou não.

Anteriormente, a estratégia abarcava apenas mães lactantes com comorbidades, com bebês de até seis meses de idade.

A ampliação foi motivada por uma carta do movimento “Lactantes pela Vacina”, que pede que as mães com crianças de até dois anos sejam incluídas na imunização. De acordo com as informações enviadas à administração do estado, o Brasil é um dos países com mais mortes de bebês pela doença no mundo.

Sesab suspende aplicação da vacina AstraZeneca para gestantes

A Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) segue a orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e suspendeu a vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca, com a Universidade de Oxford, para mulheres grávidas.

O órgão divulgou uma nota técnica no último dia 11, recomendando que o imunizante seja aplicado conforme indica a bula, que não prevê o uso em gestantes.

A medida ocorre após o Ministério da Saúde abrir investigação para analisar o caso de uma grávida que veio a óbito após tomar essa vacina no Rio de Janeiro. Segundo a coluna Painel, da Folha de S. Paulo, houve relatos de outro caso na Bahia, mas o Ministério da Saúde confirmou apenas o óbito da gestante no Rio.

Uma outra mudança é que as gestantes que tomaram a primeira dose da vacina da AstraZeneca contra a Covid-19 devem aguardar até o fim da gestação e do puerpério (ou seja, até 45 dias após o parto) pra completar o esquema vacinal com a segunda dose.

A orientação consta de nota técnica divulgada nesta quarta-feira (19) pelo Ministério da Saúde.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas