30.7 C
Guanambi
21.7 C
Vitória da Conquista

Média de idade de internados com Covid-19 em Guanambi é de 48 anos

Mais Lidas

A média de idade de pacientes internados com a Covid-19 em Guanambi vem caindo semana após semana. Dos 35 pacientes internados, apenas três têm 65 anos ou mais. A média de idade dos internados é de 48 anos.

Segundo especialistas em epidemias, a diminuição na média de idade de pacientes com sintomas mais severos da doença pode estar relacionada a dois fatores, o primeiro é a vacinação de idosos. Neste mês, o cronograma de vacinação avançou para todo o grupo considerado prioritário. Em Guanambi, pessoas com mais de 60 anos receberam pelo menos uma dose dos imunizantes.

Anúncio

Outro fator é a mudança de comportamento do vírus, que antes era mais letal em pessoas idosas e hoje aparenta ser mais agressivo em pessoas de todas as idades, possivelmente por conta da entrada em circulação de variantes mais contagiosas e agressivas.

Do total de pacientes internados, 17 estão em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A média de idade destes pacientes é de 50,4 anos. São seis pacientes pacientes intubados e quatro têm o estado de saúde considerado grave.

Novos casos

Com mais 80 casos registrados neste domingo (23), Guanambi atingiu a média móvel de 56,9 casos da doença nos últimos sete dias, 398 no período. Esta é a maior média móvel registrada desde o início da pandemia, superando a segunda semana do mês de março, quando foram registrados em 53,6 casos diários em média.

Ocupação de leitos

O Hospital Municipal de Caetité (Unacon) e o Hospital Geral de Guanambi (HGG) estão com 100% da capacidade de leitos de UTI ocupadas. No primeiro são disponibilizados 20 leitos para tratamento intensivo e no segundo são 10. Em Brumado, O Hospital Municipal possui 8 dos 10 leitos ocupados (80%) e em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis nos três hospitais credenciados, 65 estão ocupados (93%).

Do total de 110 leitos disponíveis para os moradores dos 74 municípios que compõem a região de saúde Sudoeste, 103 estão ocupados e apenas sete estão disponíveis para novos pacientes. Segundo dados da Sesab, neste domingo (23), 22 pacientes aguardavam regulação para UTI’s da região.

Fonte: Sesab

Vacinação

Até a última sexta-feira (21), 30.860 doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas em Guanambi. São 20.964 pessoas vacinadas com pelo menos uma dose e outras 9.896 receberam também a segunda dose.

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi divulgou a última chamada para segunda para aplicação da segundo dose da vacina CoronaVac em idosos de qualquer idade e profissionais de saúde. Quem perdeu o prazo previsto no cartão de vacinação deve procurar o Primeiro Centro de Saúde, localizado na Av. Barão do Rio Branco, das 14h30 às 16h desta segunda-feira.

Também foi divulgado o cronograma da segunda dose da vacina Oxford nos idosos acima de 85 anos – Acontece desta segunda (24/05), até quarta (26/05), nas unidades de saúde da sede e distritos.

Anúncio

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas