26.4 C
Guanambi
19.9 C
Vitória da Conquista

Brumado completa uma semana sem mortes por Covid-19

Mais Lidas

Segundo o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Municipal de Brumado, o município cegou ao sétimo dia sem registros de mortes relacionadas à Covid-19. Desde janeiro, o município não ficava tanto tempo sem registrar mortes.

O último registro divulgado pelo poder público municipal foi na última segunda-feira, dia 17. Na ocasião, Brumado chegou à marca de 171 mortes relacionadas à doença.

Covid – MapBiomas | Dados do Sus Analítico

No entanto, há divergências em relação aos dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Até o último sábado (22), o sistema registrava 170 óbitos, com mais três registros, o total no município chegou a 173. A Secretaria Municipal de Saúde ainda investiga os novos registros.

Outros dados que apontam o abrandamento da pandemia em Brumado é o número de casos ativos e de pessoas hospitalizados. O município que chegou a ter mais de 900 pessoas com a doença simultaneamente agora registra 184 casos ativos. O número de internado também é um dos menores desde o início do ano, 13 no total.

A redução no número de infectados e mortos ocorre após Brumado viver várias semanas de intensas tragédias humanas. Em março, o município chegou a registrar sete óbitos por dia só dia durante dois dias seguidos. Na terceira semana do mês foram 27 óbitos.

De acordo com a data de notificação junto ao Ministério da Saúde, no ano de 2020, foram 37 mortes no total. Em janeiro de 2021 foram duas e em fevereiro outras 13. Março foi o mês mais letal, com 60 óbitos, seguido por abril com 45. Em maio, até o momento, o sistema registra 16 mortes.

Estes números colocam o município como um dos piores da Bahia em relação à taxa de mortalidade. São 257 mortes por grupo de 100 mil habitantes, considerando a população de 67 mil moradores segundo a última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os principais municípios da Bahia, apenas Ilhéus (286 mortes por 100 mil habitantes) e Itabuna (271 mortes por 100 mil habitantes) possuem resultados piores do que os de Brumado.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas