30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Guanambi registra novo recorde na média móvel de casos e de internações por complicações da Covid-19

Mais Lidas

A média móvel diária de casos da Covid-19 dos últimos sete dias chegou a 58,7, superando a marca registrada no último domingo (23), que foi de 56,9. São 411 casos nos últimos sete dias, maior volume já registrado desde o início da pandemia.

Nesta terça-feira (25), mais 70 casos da doença foram confirmados, chegando ao total de 7.460, com 292 casos ativos. Também foi registrado um novo pico de internações de pacientes com sintomas mais severos da doença, 41 no total, mesma marca registrada em meados de março, mês com mais registros até o momento. São 17 pacientes internados em Unidade e Terapia Intensiva (UTI) em hospitais de referência para tratamento doença, alguns em estado considerado grave.

Também é grande o número de pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado dos exames laboratoriais, 523 no total. Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 54% dos casos suspeitos registrados nos últimos dias tiveram resultado positivo. O total de exames aguardando análises deve ocasionar o aumento de pelo menos mais 280 casos positivos nos próximos dias.

Segundo o diretor geral do Lacen de Guanambi, Vilson Vilas Boas, todo a Bahia passa por aumento significante da demanda por exames, semelhante ao que ocorreu em março, o que tem provocado aumento no prazo para entrega de resultados. O diretor afirmou ainda que há predominância na circulação da Cepa P1, originária de Manaus (AM), possível causa deste aumento geral nos casos. Ele disse ainda que pessoas que tiveram contato com contaminados também estão sendo testadas no município.

Outro recorde relacionado à pandemia foi registrado na última segunda-feira (24). Em 24 horas, 154 pacientes procuraram o Pronto Atendimento da Covid-19 relatando sintomas da doença. O número superou a procura registrada em 3 de março, quando 122 pessoas procuraram auxílio médico.

Ainda na segunda-feira, a Prefeitura prorrogou o decreto com medidas restritivas, mantendo a restrição da circulação noturna da 21h às 5h e a proibição da venda de bebidas alcoólicas aos fins de semana. As restrições estarão em vigor até a próxima segunda-feira (31).

Ocupação de Leitos de UTI

A ocupação de leitos de UTI nos hospitais de referência para tratamento da Covid-19 está em 100% há vários dias em Brumado, Caetité e Guanambi. Os três municípios juntos possuem 40 leitos dedicados a pacientes com sintomas graves da doença. Em Vitória da Conquista, dos 70 leitos disponíveis nos três hospitais da rede SUS, 60 estão ocupados.

Sesab

Mortalidade e letalidade

Considerando os 79 óbitos registrado em Guanambi de pacientes com a Covid-19 e a população estimada em 85 mil habitantes, a taxa de mortalidade está em 93 mortes por 100 mil habitantes. A taxa é inferior à registrada na Bahia, atualmente em 138,5 e menos da metade da taxa registrada no Brasil, 215,1, a maior entre os 70 países mais populosos do mundo.

Já a letalidade, que leva em conta a relação de casos e óbitos, está em 1,05%. Na Bahia esta taxa é de 2,1% e no país de 2,8%.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas