23.6 C
Guanambi
19.5 C
Vitória da Conquista

Estação Herzem Gusmão entra em operação nesta quarta-feira em Vitória da Conquista

Mais Lidas

A Estação Herzem Gusmão entrará em operação nesta quarta-feira (2), a partir das 14 horas. Segundo a Prefeitura de Vitória da Conquista, a entrega do equipamento realiza uma demanda antiga de Vitória da Conquista, que passa a contar com uma estação segura e confortável, em lugar do antigo terminal, que existiu no local por 35 anos e tornou-se obsoleto diante do crescimento populacional e do desenvolvimento da cidade.

A Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob) ainda colocará nos pontos provisórios, como o da Régis Pacheco, avisos sobre a mudança de local, com orientação de como identificar o ponto de sua linha dentro da estação. Avisos também serão colocados nos ônibus, com explicação das cores que identificarão cada linha e avisando sobre o horário em que os ônibus começarão a usar a Estação Herzem Gusmão.

Em reunião com a secretária da Semob, Tônia Rocha, da Infraestrutura, Jackson Yoshiura e do Gabinete Civil, Lucas Dias, a prefeita Sheila Lemos determinou que servidores da Semob e da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) estejam no local durante o primeiro dia de operação, para orientar os usuários. A intenção é apresentar de onde sairá cada linha e a respectiva plataforma. A identificação das linhas será feita por adesivos colados nas plataformas, tanto na parte interna, acima dos bancos, como pelo lado de fora da parede de proteção dos pontos, assim, os usuários poderão ver a posição de parada e saída de sua linha antes mesmo de entrar na estação.

A prefeitura estava programando uma solenidade de inauguração, no entanto, para evitar a formação de aglomerações, a ideia foi descartada. “A pandemia, infelizmente, não permitiu que fizéssemos um grande evento para a entrega da Estação Herzem Gusmão. Mas, como ele mesmo dizia, o que inaugura a obra é ela funcionando e servindo ao povo, e assim vamos fazer. Conquista ganha, a partir desta quarta-feira, um equipamento moderno, que valoriza a cidade e oferece mais segurança e conforto para quem usa o transporte coletivo”, afirma a prefeita.

O início da operação ocorre no mesmo dia em que o homenageado com o nome da estação faria 73 anos. Herzem Gusmão morreu em março, vítima das complicações da Covid-19. Foi na sua gestão como prefeito de Vitória da Conquista que a obra foi iniciada.

Na estrutura da Estação Herzem Gusmão constam cobertura nos pontos de embarque e desembarque, proteção lateral, calçadas com acessibilidade e uma iluminação moderna. A área central é descoberta para preservar o bem-estar das pessoas. É necessário deixar o ar circular, já que o ambiente é de tráfego de veículos que liberam dióxido de carbono e o ambiente fechado se tornaria insalubre. Na área, houve melhoria da pavimentação asfáltica e da rede de drenagem.

A operação na Estação Herzem Gusmão será dividida em sete linhas, divididas por cores.

Relocação de Camelôs

A prefeitura de Vitória da Conquista está realizando obras na Rua da Misericórdia, no trecho que fica entre a Avenida Régis Pacheco e a Rua Francisco Andrade. Foi colocada a nova pavimentação asfáltica no local. A obra, executada pela Emurc, contempla o ponto 4 de táxi, que antes ficava na avenida Régis Pacheco. No local, serão realocado os vendedores ambulantes que trabalhavam na área do antigo terminal de ônibus que deu lugar à Estação Herzem Gusmão.

Segundo Sheila, “a obra faz parte da requalificação do centro comercial do município e visa oferecer um espaço adequado para os camelôs que antes atuavam na Avenida Lauro de Freitas. No local está sendo realizado o trabalho de terraplanagem, colocação de meio fio e extensão do passeio, troca do pavimento, que era muito antigo, além de sinalização horizontal e vertical. Aproximadamente 50 trabalhadores estão envolvidos direta e indiretamente na obra. O investimento é de aproximadamente R$ 100 mil

Os serviços começaram na sexta-feira (28) e serão concluídos nesta quarta-feira.

Exposição de Fotos na Estação Herzem Gusmão

A partir desta quarta-feira, a Prefeitura de Vitória da Conquista, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Sectel), promove uma exposição de fotos na Estação Herzem Gusmão. A exposição terá fotos do antigo terminal e da construção da nova estação, com momentos que mostram o envolvimento do ex-prefeito Herzem Gusmão com equipamento que ele projetou e viabilizou. Totens com as imagens cedidas pelo Arquivo Municipal serão colocados nas laterais da obra e ficarão expostos durante um mês.

O coordenador municipal de Cultura, Alecxandre Melchisedeck, explicou que são fotos do antigo terminal sendo inaugurado em 1984. “Também colocamos algumas imagens do nosso prefeito Herzem Gusmão sendo apresentado a este novo projeto da Estação e aí tem algumas fotos dele também”, acrescentou.

O objetivo desta exposição, de acordo com Alecxandre, é valorizar a importância que foi naquela época o terminal de ônibus e hoje, quase 40 anos depois, a importância dessa nova Estação de Transbordo. “Uma linda homenagem nesta grande obra para a nossa cidade. Uma estação moderna com mais qualidade. Um governo para as pessoas”.

Estação Herzem Gusmão

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas