21.8 C
Guanambi
18.3 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista amplia público de vacinação e divulga novo cronograma

Mais Lidas

Com 9.940 doses da vacina AstraZeneca recebidas na quarta-feira (2), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) ampliará o público de vacinação da 1a. dose contra a Covid-19, nesta sexta-feira (4), para pessoas a partir de 59 anos ou mais; lactantes de 30 anos ou mais, com período de amamentação do segundo ao 12º mês dos bebês; e trabalhadores da Educação, de 35 a 59 anos.

A SMS também dará continuidade à aplicação da 1ª dose para pessoas que pertençam aos grupos já contemplados, e não puderam se vacinar (à exceção de trabalhadores da Saúde e forças de segurança) e para pessoas com 18 anos ou mais dos grupos prioritários de portadores de doenças crônicas e condições especiais.

Serão vacinados apenas moradores do município de Vitória da Conquista

A vacinação da primeira dose acontecerá das 9 às 16 horas, no drive-thru da Ufba (Candeias), ou nos seguintes pontos fixos para pedestres: Colégio Paulo VI (Ibirapuera), quadra esportiva da Fainor (Candeias), quadra da Igreja Nova Sião (Alto Maron), Escola Municipal Professora Fidelcina Carvalho Santos (Urbis VI), Paróquia Rainha da Paz (Patagônia) e salão paroquial da Santa Luzia (Urbis V).

Veja também: Vitória da Conquista supera 500 óbitos por Covid-19 segundo Sesab e Ministério da Saúde

A segunda dose da AstraZeneca/Oxford/Fiocruz será destinada a pessoas que estão agendamento no cartão de vacinação para até 6 de junho. A aplicação também acontecerá das 9h às 16h, no drive-thru do Comando de Policiamento da Região Sudoeste (CPRSO), no Kadija, e nos pontos fixos para pedestres listados acima.

Documentos necessários – Para se vacinar, é preciso apresentar documento pessoal com CPF e comprovante de residência de Vitória da Conquista. As lactantes também devem levar a certidão de nascimento do bebê. Para os profissionais de educação que atuam em Vitória da Conquista, será exigido o contracheque de abril de 2021.

Já as pessoas incluídas nos grupos de doenças crônicas e condições especiais necessitam apresentar cadastro já existente da sua Unidade de Saúde de referência; ou laudos declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde.

Quem pode se vacinar – Confira abaixo em detalhes os grupos prioritários que poderão se vacinar nesta sexta (4).

– Pessoas a partir de 59 anos;

– Lactantes de 30 anos ou mais, a partir do segundo mês pós-parto, com bebês de até 12 meses;

– Trabalhadores da Educação, de 35 a 59 anos, que atuam em Vitória da Conquista;

– Pessoas com 18 anos ou mais, com: diabetes mellitus ou hipertensão, desde que atendam os critérios para vacinação*; doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar, asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática); insuficiência cardíaca; hipertensão pulmonar; cardiopatia hipertensiva; síndromes coronarianas; valvopatias; miocardiopatias e pericardiopatias; doenças da aorta, dos grandes vasos e fistulas arteriovenosas; arritmias cardíacas; cardiopatias congênita no adulto; e prótese valvares e dispositivos cardíacos implantados; doença cerebrovascular (acidente vascular cerebral isquêmico ou hemorrágico, ataque isquêmico transitório, demência vascular); doenças neurológicas crônicas que impactem na função respiratória; paralisia cerebral; esclerose múltipla e condições similares; doenças hereditárias e degenerativas do sistema nervoso ou muscular; e deficiência neurológica grave; doença falciforme, talassemia maior ou cirrose hepática; obesidade mórbida com Índice de Massa Corpórea (IMC) maior ou igual a 40, (para se vacinar, é necessário apresentar relatório médico ou nutricional que comprove o IMC); transplante, Síndrome de Down e imunossupressão**; deficiência permanente, incluindo: pessoa que tem impedimento de longo prazo, de natureza física, mental, intelectual ou sensorial; limitação motora; indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir, enxergar ou com alguma deficiência intelectual que limite as suas atividades habituais;

– Pessoas de grupos que já foram contemplados, mas que não conseguiram se vacinar, à exceção de trabalhadores da Saúde e forças de Segurança.

*Hipertensão – De acordo a Resolução nº 77 da Comissão Intergestores Bipartite da Bahia (CIB), são consideradas hipertensas pessoas com hipertensão arterial resistente (HAR) – quando a pressão arterial (PA) permanece acima das metas recomendadas com o uso de 3 ou mais anti-hipertensivos de diferentes classes, em doses máximas preconizadas e toleradas, administradas com frequência, dosagem apropriada e comprovada adesão ou PA controlada em uso de 4 ou mais fármacos antihipertensivos; hipertensão arterial estágio 3 – PA sistólica >=180mmHg e/ou diastólica >= 110mmHg independente da presença de lesão em órgão-alvo (LOA) ou comorbidade; hipertensão arterial estágio 1 e 2 com lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade – PA sistólica entre 140 e 179 mmHg e/ou diastólica entre 90 e 109mmHg na presença de lesão em órgão-alvo e/ou comorbidade.

**Doenças Crônicas – Na imunização de pessoas com doenças crônicas e condições clínicas especiais, de 18 a 59 anos, estão incluídos apenas indivíduos transplantados de órgão sólido ou de medula óssea; pessoas vivendo com HIV; doenças reumáticas imunomediadas sistêmicas em atividade e em uso de dose de prednisona ou equivalente maior de 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses, e neoplasias hematológicas.

Esclarecimento sobre vacinação de trabalhadores da Saúde de Conquista

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) emitiu nota para esclarecer que não tem como, neste momento, realizar a vacinação de 1ª dose dos trabalhadores da Saúde que não foram contemplados em fases anteriores, porque ainda não recebeu da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) novas doses especificamente destinadas a este grupo.

As vacinas enviadas pela Sesab já chegam com a destinação especificada e as 10.920 doses anteriormente recebidas para vacinação da categoria foram 100% aplicadas.

Desde o mês de abril, a Prefeitura de Vitória da Conquista solicita ao Governo do Estado a suplementação de doses para os trabalhadores da Saúde, pois o número desses profissionais é, no município, muito maior do que o registrado no Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) – plataforma utilizada pelo Estado para realizar a distribuição de doses aos municípios. Para embasar a solicitação, a SMS realizou o Cadastro de Reconhecimento Populacional, voltado aos trabalhadores da Saúde e da Educação no município.

A Secretaria Municipal de Saúde aguarda novos direcionamentos e o envio de novas doses pelo Governo do Estado para que seja possível atender os trabalhadores que ainda faltam ser vacinados.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas