31.3 C
Guanambi
23.7 C
Vitória da Conquista

Com alta demanda no PA, Unidades Básicas de Saúde vão atender pacientes com suspeita da Covid-19 em Guanambi

Mais Lidas

A Secretaria Municipal de Saúde de Guanambi informou que vai descentralizar o atendimento de pacientes com síndromes gripais para quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) de bairros da cidade. A medida ocorre devido ao aumento expressivo na procura pelo Pronto Atendimento da Covid-19 (PA Covid), localizado no Centro de Guanambi.

Nos próximos dias, as UBS’s dos bairros Beija-Flor, BNH, Vila Nova e São Francisco passarão a atender pacientes com sintomas compatíveis com a Covid-19. As agendas de procedimentos nestas unidades serão suspensas por 30 dias, até reavaliação do cenário epidemiológico no município.

A pasta informou que as unidades irão organizar o fluxo para pacientes com suspeita da Covid. Apenas os atendimentos de vacinação, sala de procedimentos e atendimento e urgência odontológica serão mantidos. O início do atendimento em cada uma das unidades ainda será informado pela Secretaria.

Nos últimos dias, o PA Covid tem atendido em média 120 pessoas por dia. Em um só dia na semana passada foram realizados 154 atendimentos, o maior número já registrado desde o início da operação, em maio do ano passado. Segundo o último boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (3), dos 8.052 guanambienses infectados com a Covid-19, 632 precisaram de hospitalização.

Atualmente são 421 pacientes ativos com o vírus no município e outros 588 aguardam os resultados dos exames laboratoriais. As vítimas que não resistiram somam 84, a última foi um homem de 40 anos, sem comorbidades. Ele faleceu na madrugada desta quinta-feira (4), em um leito de UTI do Hospital Geral de Guanambi (HGG).

Além do Pronto Atendimento, que funciona como porta de entrada e triagem para casos de Covid-19, o município conta com mais duas estruturas dedicadas ao tratamento da doença. Uma é o Hospital Municipal, dotado de leitos com suporte ventilatório pulmonar, a outra, inaugurada em março, é um hospital de campanha montado em parceria com a UniFG, dotado de leitos clínicos para casos menos graves.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas