25.1 C
Guanambi
19.8 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista vai receber primeiro lote de vacinas da Pfizer e imunizar grávidas e puérperas

Mais Lidas

O município de Vitória da Conquista deve receber um lote 972 doses da vacina da Pfizer. Os imunizantes já estão no Núcleo Regional de Saúde (NRS), mais ainda não foram repassados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que foi informada nesta terça-feira (8) sobre o quantitativo reservado.

A previsão é de que a entrega ocorra nesta quarta-feira (9). Segundo a pasta, as doses serão utilizadas, exclusivamente, na imunização de gestantes e puérperas. O cronograma deve ser divulgado no mesmo dia.

A vacinação deste grupo está interrompida há algumas semanas, devido à não recomendação da aplicação de doses da vacina da AstraZeneca e à falta da Coronavac.

Ainda nesta terça-feira (8), a Secretaria suspendeu a aplicação de vacinas dos grupos convocados  para os próximos dias devido ao encerramento das doses. No fim da noite, após a confirmação das doses da Pfizer, a prefeitura emitiu nota anunciando a chegada.

Vacinação de jornalistas

A prefeitura também emitiu informações sobre a vacinação de jornalistas de 40 ou mais, conforme Resolução nº 085/2021 da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), e sobre a chegada de doses da vacina Pfizer para o município.

A SMS informou que programa a vacinação dos profissionais cadastrados, e que atendam aos critérios da resolução da CIB, já para quando chegar a nova remessa de doses da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A ação da SMS atende à mobilização da categoria, tendo à frente o Sindicato dos Jornalistas da Bahia (Sinjorba), que tem como delegada em Vitória da Conquista a fotógrafa Edna Nolasco. Ela esteve com a prefeita Sheila Lemos esta semana e defendeu a ampliação do público além do critério dos 40 anos ou mais.

O pleito da delegada sindical será atendido, de acordo com a chegada de doses suficientes, considerando que ainda há públicos prioritários como os trabalhadores da Saúde aguardando a suplementação de doses, já que a quantidade desses profissionais no município é maior que o estimado pelo Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), utilizado pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas