Uma nova operação da Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Sesep) de Vitória da Conquista realizou mais uma fiscalização do cumprimento das medidas restritivas para enfrentamento da Covid-19. A operação contou com apoio da Polícia Militar.
Segundo a pasta, no último fim de semana, foram visitados mais de 200 estabelecimentos comerciais. A ação resultou em 13 notificações e quatro interdições. Na sexta-feira (11), ocorreram três interdições na zona leste (Candeias, Loteamento Esplanada do Parque e Jurema) e, no domingo, mais uma interdição foi efetuada, desta vez na zona oeste (Nossa Senhora Aparecida).
Segundo o secretário Luís Paulo Santos, da Sesep, as interdições ocorreram porque foi verificado que os locais estavam funcionando sem cumprir as medidas e alguns sem o alvará. As regras preveem o distanciamento de um metro e meio entre as mesas, quantidade limitada de quatro pessoas por mesa, para evitar aglomerações; disponibilização de álcool em gel, além da proibição de consumo de bebidas em pé ou em via pública. “As ações de fiscalização continuarão de forma intensificada”, afirmou o secretário.
As operações do tipo têm sido realizadas com maior intensidade aos fins de semana. Na semana anterior também houve aplicação de notificações e interdições de estabelecimentos.
Funcionamento do Comércio
Em decreto publicado na edição da última quarta-feira (9) do Diário Oficial do Município, a prefeitura de Vitória da Conquista alterou o horário de funcionamento dos estabelecimentos comerciais e de serviços. A nova regra não alterou os horários de funcionamento dos shoppings centers, que continuam das 10h às 21h.
Com a nova norma, fica autorizado o funcionamento dos estabelecimentos até as 20h, durante a semana e também aos sábados e domingos.
o Sindicato dos Trabalhadores no Comércio de Vitória da Conquista (SECVC), o Sindicato do Comércio varejista (Sincomérciovc) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) anunciaram a ampliação do funcionamento do comércio no período junino.