23 C
Guanambi
19.4 C
Vitória da Conquista

Prefeitura de Guanambi deve editar decreto mais rígido nesta quarta-feira

Mais Lidas

A Prefeitura de Guanambi está preparando um decreto com medidas mais rígidas para tentar impedir o avanço do coronavírus na cidade durante as festividades de São João. A expectativa era que as novas normas fossem publicadas nesta terça-feira (15), no entanto, a edição foi adiada para esta quarta-feira (16).

Segundo a Assessoria de Comunicação (Ascom) da prefeitura, “o diálogo para entendimento da medida está sendo feito pelo prefeito Nilo Coelho (DEM) e por outras autoridades estaduais e regionais. A tendência é de tomar ações e atitudes para inibir aglomerações nos festejos juninos”, disse em nota.

A Ascom também informou que não será decretado ponto facultativo ou feriado, com expediente normal na quinta-feira (24) e sexta-feira (25) em suas repartições, e que demais normativas ainda serão comunicadas.

Segundo apurou a Agência Sertão, foi cogitada a possibilidade de proibir a venda de bebidas alcoólicas até depois dos festejos juninos. Também houve a possibilidade da adoção de um lockdown no fim de semana, com permissão de funcionamento apenas de farmácias e hospitais. Entretanto, ainda não houve decisão final sobre as medidas, que estão sendo analisadas pelo executivo municipal.

O prefeito pretende chegar a um consenso com outros prefeitos da região, e com o Governo do Estado para tomada de decisões uniformes, uma vez que a falta de leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) afeta toda a região. A previsão é que o novo decreto seja publicado em edição extra do Diário Oficial ainda durante o dia. Há a possibilidade do Governador Rui Costa (PT) editar um decreto com medidas específicas para os municípios da região.

O que já está sendo feito é um monitoramento de redes sociais com a intensão de inibir a realização de festas particulares, sobre tudo na zona rural. Equipes da Vigilância Sanitária e da Polícia Militar farão uma fiscalização intensa em todo o território do município para encerrar possíveis aglomerações, sobretudo na noite do dia 23 de junho.

Governo do Estado proibiu venda de bebidas e transporte intermunicipal

A venda de bebida alcoólica segue proibida no próximo fim de semana e no período junino em toda a Bahia. O Governo do Estado decidiu suspender a comercialização de bebida alcoólica em quaisquer estabelecimentos, inclusive por delivery, das 18h de 18 de junho até as 5h de 21 de junho e também das 18h de 23 de junho até as 5h de 28 de junho.

A comercialização de bebida alcoólica no fim de semana será liberada somente em municípios integrantes de regiões de saúde em que a taxa de ocupação de leitos de UTI vier a se manter igual ou inferior a 75%, por cinco dias consecutivos.

transporte coletivo intermunicipal rodoviário e hidroviário também será suspenso, em toda a Bahia.

decreto prevê que ficam suspensas, a partir de 0h do dia 21 de junho, a circulação e a saída, e, a partir das 9h de 21 de junho, a chegada de qualquer transporte coletivo intermunicipal rodoviário, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans. A restrição vale até as 5h de 28 de junho.

Coronavírus em Guanambi

Mais 43 casos da Covid-19 foram confirmados em Guanambi nesta terça-feira, elevando o total a 8.800 casos. No momento, 311 pacientes estão em tratamento da doença, sendo que 50 estão hospitalizados. Ainda restam 517 pacientes com suspeita da doença aguardando o resultado dos exames.

O município registrada um total de 95 óbitos. Somente na primeira quinzena de junho foram 13 mortes em decorrência das complicações causadas pelo coronavírus.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas