30.9 C
Guanambi
23.3 C
Vitória da Conquista

Três pessoas foram multadas por descumprir medidas restritivas em Iuiu

Mais Lidas

Três multas foram aplicadas pelos agentes da Vigilância Sanitária de Iuiu desde o último domingo (13), quando foi publicado um Decreto Municipal com medidas que visam punir quem descumprir as normas sanitárias contra a propagação do coronavírus. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar.

Na comunidade de Veredinha, um homem foi multado em R$ 1.000,00 por descumprimento da medida de isolamento. Ele está na lista de pacientes com diagnóstico positivo da Covid-19, mas mesmo assim furou a quarentena, colocando outras pessoas em risco.

Já na comunidade de Brejinho, outro homem foi multado em R$ 500,00 por promover aglomeração em sua residência. O flagrante ocorreu na noite do último domingo (13). Segundo a prefeitura, na ocasião, a aglomeração foi dissolvida com a aproximação dos agentes da Vigilância Sanitária, que chegando ao local, notificaram o proprietário e apreenderam algumas unidades de cerveja encontradas.

Por fim, um comerciante do Distrito de Pindorama foi multado por descumprir o Decreto Municipal que proíbe a venda de bebida alcoólica e sua exposição em gôndolas de mercearias e supermercados. As penalidades podem ter o seu valor multiplicado em caso de reincidência.

Ainda de acordo com a prefeitura, em ambos os casos, se autuados não efetuarem o pagamento das multas, os valores podem ser lançados na Dívida Ativa do Município, com incidência de juros e correção monetária. Além disso, o CPF ou CNPJ pode ser negativado junto aos órgãos de proteção ao crédito, impossibilitando a contratação de crédito no mercado ou compras a prazo, impedimento de comercializar produtos/serviços para o Poder Público, ou até mesmo ser executado judicialmente.

A Prefeitura reforçou também que o efetivo da Vigilância Sanitária está atuando 24 horas por dia e conta com a contribuição da população na comunicação e registro de situações de descumprimento das medidas de combate ao coronavírus, o que pode ser feito através de envio de mensagem via whatsapp para a Central de Denúncias: 77 3682-2009, que também funciona 24 horas por dia.

Após uma semana com restrições mais rígidas, a prefeitura de Iuiu flexibilizou as medidas restritivas no último domingom permitindo a abertura do comércio considerado não essencial. Além de estipular multas por descumprimento de medias, foi mantida a proibição da venda de bebidas alcoólicas até 1º de julho.

Iuiu chegou à marca de 691 casos confirmados da Covid-19 nesta terça-feira (15). No momento, 111 pacientes estão em tratamento da doença, 72 casos estão em investigação e outros 88 pacientes com suspeita da doença aguardam os resultados dos exames. São nove óbitos causados pelo coronavírus, cinco nos últimos 15 dias.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas