23.2 C
Guanambi
19.7 C
Vitória da Conquista

Após chegada de doses da Pfizer, Bahia recebe mais 143 mil doses da CoronaVac

Mais Lidas

Um novo lote com 143,4 mil doses de vacina contra a Covid-19 chegou à Bahia, na manhã desta sexta-feira (18). A carga é composta por imunizantes CoronaVac, produzidos pelo Instituto Butantan.

É o primeiro lote que chega após a retomada da produção por parte do Instituto, que chegou a ser paralisada por falta de matéria prima. A última carga foi recebida pelo estado em 14 de maio, mesmo dia da suspensão da produção.

As vacinas chegaram em um avião que pousou no Aeroporto de Salvador às 9h35. Após passarem por contagem e conferência, os imunizantes serão distribuídos entre as cidades da Bahia.

Mais cedo, a Bahia recebeu também 183.690 doses da vacina da Pfizer. A informação foi divulgada por meio do Twitter do secretário de saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas. A quantidade ainda será dividida e distribuída para os municípios baianos.

Vacinação contra a Covid-19 passa a ser apenas por idade na Bahia

A vacinação contra a Covid-19 na Bahia passará a ser feita apenas por critérios etários. A decisão foi tomada nesta quinta-feira (17) em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), instância deliberativa que reúne gestores de saúde municipais e do Estado.

Com esta deliberação, a distribuição das vacinas seguirá apenas de forma proporcional à população de cada município e não mais será levado em conta o percentual de vacinação da influenza de anos anteriores mais o quantitativo de pessoas em grupos prioritários.

“A decisão foi tomada em função de várias assimetrias identificadas na distribuição das vacinas, com alguns municípios já tendo imunizado, com a primeira dose, cerca de 80% da sua população alvo e outros com apenas 20%”, explica o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

A decisão deve passar a valer a partir de amanhã com a publicação da nova resolução no Diário Oficial do Estado. A remessa de novos lotes de vacinas que chegarão nesta sexta-feira (18) já será distribuída seguindo este novo critério.

O secretário da Saúde explica também que outra medida será adotada para a distribuição dos imunizantes: “Caso algum município já tenha ultrapassado 70% de cobertura, receberá 33% do que seria destinado inicialmente e se a cobertura já estiver em 50% ou mais, o quantitativo de doses recebido será de 50%. As doses excedentes serão redistribuídas entre os municípios com cobertura vacinal inferior a 50%. Essa medida vai perdurar até que os municípios baianos alcancem a mesma média de cobertura em todo o estado.

Via Sesab

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas