34.1 C
Guanambi
25.6 C
Vitória da Conquista

Mais dez leitos de UTI da Covid-19 foram abertos em Caetité

Mais Lidas

A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Caetité (Unacon) ganhou mais dez leitos para tratamento de pacientes com a Covid-19. O funcionamento foi iniciado no último fim de semana. A unidade conta agora com trinta leitos de referência para atender doentes da região.

A unidade municipal de saúde foi adaptada pelo Governo do Bahia para funcionar como hospital de tratamento oncológico, com o intuito de atender pacientes de 48 municípios da região. A inauguração ocorreu em novembro do ano passado e alguns tratamentos e cirurgias de pacientes com câncer foram iniciados. No entanto, em março desde ano, o hospital passou a funcionar provisoriamente para dar suporte ao tratamento da Covid-19. Na mesma época, também foram abertos dez leitos no Hospital Geral de Guanambi (HGG).

A ampliação de leitos ocorre após vários dias com 100% de ocupação de leitos de UTI na região. Mesmo com a inauguração das novas unidades, a taxa de ocupação na unidade permanece alta. Dos trinta leitos disponíveis, 25 estão ocupados, o que equivale a 83% da capacidade. O hospital também possui 20 leitos clínicos e tem 17 pacientes internados.

Sesab

Agora, a região de saúde Sudoeste conta com 120 leitos para atender pacientes de 74 municípios, com população estimada de 1,8 milhão de habitantes. No momento, 105 destes leitos estão com pacientes, o que equivale a ocupação de 100%.

Em Brumado, no Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, oito dos dez leitos estão com pacientes. No Hospital Geral de Guanambi, onde também há dez leitos, nove estão ocupados. Nos três hospitais de Vitória da Conquista há 70 leitos, com 63 ocupados.

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), há 40 pacientes da região aguardado por vagas de UTI para transferência a hospitais de referência.

Vagas de emprego

Na semana passada, a Fundação Terra Mãe, organização social responsável pela administração da Unacon Hospital Municipal de Caetité, começou a receber currículos de profissionais da saúde para atuar na unidade.

As oportunidades são para médico intensivista, médico clínico, enfermeiro, enfermeiro intensivista, enfermeiro oncológico, enfermeiros com experiência em centro cirúrgicos, técnicos de enfermagem com experiência em centro cirúrgico, técnico de enfermagem oncológico, fisioterapeutas intensivistas e oncológicos.

Os interessados devem enviar o currículo para o e-mail- selecao.caetite@fgssaude.org.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas