O 1º Subgrupamento de Bombeiros Militar (1º SGBM) de Guanambi foi acionado para combater quatro focos de incêndio, em terrenos baldios e na zona rural do município, nesta quinta-feira (24).
Além disso, de acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito (Smtran), no dia anterior, dia 23, o 1° SGBM recebeu mais de 30 chamadas de incêndios em vegetação, terrenos baldios e até em residências.
Incêndio – Fazenda Carnaíba de Dentro
Por volta das 15h desta quinta, o 1° SGBM foi acionado para combater um incêndio na fazenda Carnaíba de Dentro, à 14 km do município. Segundo a Smtran, fortes ventos no local fez com que as chamas se alastrassem, podendo ser vistas à quilômetros de distância. Às 16h40 a Brigada voluntária da Smtran, com uma unidade de combate deslocou para o local para dar apoio. O fogo só foi controlado por volta das 18h00.
Primeiro incêndio bairro Gurungas
Por volta das 19 horas, o Corpo de Bombeiros recebeu outro chamado, desta vez, para combater um incêndio no bairro Gurungas. Os bombeiros militares, juntamente com os agentes da Smtran se deslocaram da unidade para combater o foco de incêndio. No local, havia fogo em vários pontos, inclusive, próximo a residências.
Pouco depois, às 19h40, a Brigada Voluntária foi acionada por moradores para apagar um fogo dentro de um terreno também próximo a residências no Bairro Renascer 1.
Às 20h30 moradores do Residencial Gurungas ligaram novamente para o Corpo de Bombeiro informando sobre outro incêndio nas proximidades de uma área rural, colocando em risco animais da redondeza e maquinários da construção civil.
Uma equipe de combatentes foi acionada para área com um caminhão, modelo Auto Bomba Tanque e Resgate (ABT) para controlar as chamas. Além dos bombeiros militares, a brigada voluntária foi solicitada para ajudar no combate.
De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, o fogo se aproximou dos maquinários que estavam sendo utilizados na obra do novo cemitério da cidade. Devido o avanço do incêndio, a Prefeitura de Guanambi, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, enviou um veículo (pá carregadeira) para fazer barreiras de terra, impendendo o alastramento das chamas. Somente às 23h20 o incêndio foi controlado.
A Smtran informou à Agência Sertão que após conversa com os bombeiros, tudo indica que os incêndios tenham relação com fogos de artifício. Na última segunda-feira (21), o 1° SGBM foi acionado para controlar as chamas de um incêndio que consumiu boa parte da vegetação, de um lote próximo a residências, no bairro Vila Nova.
Segundo informações de populares, as chamas começaram após uma criança soltar uma bombinha traque que acabou pegando fogo na vegetação do lote.