25.3 C
Guanambi
19.1 C
Vitória da Conquista

Ocupação de UTI’s em Brumado, Caetité, Guanambi e Vitória da Conquista continua alta

Número de casos têm caído em vários municípios da região, no entanto, taxa de ocupação de leitos continua baixa.

Mais Lidas

Continua alta a taxa de ocupação dos leitos em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para tratamento da Covid-19 na região de Saúde do Sudoeste. Apesar do Estado da Bahia apresentar a menor taxa desde o início de fevereiro, 70%, os hospitais de Vitória da Conquista, Guanambi, Caetité e Brumado seguem com muitos pacientes. A expectativa é de diminuição de internados nos próximos dias se a curva de contaminação continuar em queda.

Dos 120 leitos disponíveis, 108 estão ocupados de acordo com o último balanço desta segunda-feira (5), da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab). O total de pacientes internados representa 90% das vagas disponíveis. Até o meio dia, treze pacientes da região aguardavam por regulação para transferência.

Dos seis hospitais com leitos de UTI credenciados à rede SUS da região, três estão com 100% de ocupação – Hospital Municipal Professor Magalhães Neto, de Brumado, Hospital Geral de Guanambi (HGG) e Hospital São Vicente de Paulo, de Vitória da Conquista. As três unidades possuem dez leitos cada.

No Hospital de Clínicas, também em Vitória da Conquista, a ocupação está em 90%, com 18 dos 20 leitos disponíveis. Já no Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC), com 40 leitos, a taxa de ocupação é de 88%, enquanto que no Hospital Municipal de Caetité (Unacon), 25 dos 30 leitos estão com pacientes (83%).

Fonte: Sesab

Apesar da ocupação continuar alta, a taxa de contaminação do coronavírus da sinais de diminuição em boa parte dos 74 municípios da região. Em Guanambi houve queda no número de casos pela terceira semana consecutiva. No município de Malhada de Pedras, na região de Brumado, novos casos não são registrados há 18 dias.

Segundo a Sesab, em 21 de junho, quando a região enfrentava o pico de contaminação, havia no total 2.439 casos ativos da doença. Nesta segunda-feira este número estava em 1.592, queda de 34,7%.

Em todo o Estado, dos 1.608 leitos disponíveis de UTI adulto, 1.121 estão ocupados.

Volta às aulas

Durante inauguração da Policlínica Regional de Brumado, nesta manhã, o governador Rui Costa (PT) afirmou que vai aguardar até o próximo sábado (10) para decidir a data de início das aulas semipresenciais em toda a rede estadual. Ele disse que a taxa de transmissão do coronavírus e de ocupação de leitos de UTI serão levadas em conta na decisão e que aguarda este prazo devido ao prazo de manifestação da doença para saber se haverá algum repique de casos após os festejos juninos.

O município de Vitória da Conquista também anunciou o retorno das aulas semipresenciais nas redes pública e privada a partir da próxima segunda-feira (12). As atividades serão limitadas a 50% da capacidade de cada uma das salas.

Em Barreiras, a prefeitura também anunciou o retorno gradativo das aulas a partir da 12 para a educação infantil da rede privada e a partir de 23 de agosto para todos os alunos da rede municipal.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas