O governador Rui Costa (PT) anunciou a volta às aulas presenciais no modelo hibrido em toda a Bahia. Durante seu programa semanal na internet nesta terça-feira (13), Rui afirmou que as aulas serão retomadas no dia 26 de julho.
Segundo o governador, as aulas serão em dias alternados: metade da turma nas segundas, quartas e sextas e a outra metade nas terças, quintas e sábados. As atividades ocorrerão tanto presencial quanto de foram remota.
Para suprir a demanda, Rui disse que autorizou que haja uma elevação da jornada trabalho dos professores de 20 para 40 horas semanais, para aqueles que desejarem. Ele disse ainda que o Estado vai contratar professores aprovados na seleção Reda de 2019 e professores aprovados no concurso público de 2017.
Por fim, o governador afirmou que anunciará o retorno das aulas 100% presenciais no momento em que os números de casos de coronavírus caírem de forma significativa no Estado. No entanto ainda não há previsão para que isso aconteça.
Vamos retomar as aulas presenciais na rede estadual na #Bahia no dia 26 de julho, no modelo híbrido (presencial e remoto). As aulas serão em dias alternados: metade da turma nas segundas, quartas e sextas e a outra metade nas terças, quintas e sábados. #educação
— Rui Costa (@costa_rui) July 13, 2021
No momento em que os números de casos de #coronavírus caírem de forma significativa na #Bahia, nós anunciaremos o retorno com as aulas 100% presenciais. Ainda não temos essa previsão. #educação
— Rui Costa (@costa_rui) July 13, 2021
Concurso da Polícia Civil
O governador anunciou também que autorizou a preparação de um novo concurso para a Polícia Civil da Bahia. Segundo a afirmação, o concurso será realizado no segundo semestre de 2021, com 1.000 vagas: 100 vagas para delegados, 100 escrivães e 800 agentes.
A convocação será no primeiro semestre de 2022.