35.4 C
Guanambi
30.8 C
Vitória da Conquista

Vitória da Conquista deverá registrar menor temperatura do ano até o fim de semana

Mais Lidas

O frio deve se intensificar em Vitória da Conquista no decorrer da semana. Segundo previsões dos institutos de meteorologia e de modelos meteorológicos, a menor temperatura do ano na cidade deve ser registrada entre sexta-feira (23) e domingo (25).

A tendência é de que os termômetros cheguem a marcar temperaturas mínimas na casa dos 10ºC nas primeiras horas das manhãs destes dias. Já as temperaturas máximas, geralmente registradas no decorrer das tardes, não devem passar dos 25ºC.

A diminuição das temperaturas deve ocorrer em boa parte do país. Uma nova massa de ar frio, de origem polar, chegou ao sul do país neste fim de semana. Segundo o Sistema Nacional de Meteorologia (SNM), ela deve avançar sobre partes das regiões Sudeste, principalmente em São Paulo, Centro-Oeste e pelo sudoeste da Amazônia Legal no domingo (18), “originando um novo episódio de friagem”.Com isso, as temperaturas cairão nessas localidades durante os próximos dias, efeito que poderá ser percebido, ainda que de forma atenuada, no sul e oeste de Rondônia, no sudoeste do Amazonas e no Acre.

Mesmo não atingido o Estado da Bahia, o avanço da massa de ar frio contribuirá para a diminuição das temperaturas nas áreas mais ao sul do Estado.

Em Vitória da Conquista, a altitude favorece o frio mais intenso no município, localizado a 923 metros acima do nível do mar (altitude média no perímetro urbano). Esta característica torna a cidade uma das mais frias da região nordeste. O inverno é marcado pelas chuvas de neblina, ou garoa, que deixam a sensação térmica ainda mais severa.

No ano passado, a menor temperatura foi registrada em 26 de agosto. À época, a estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou  9,2ºC. com sensação térmica de até 6ºC durante as rajadas de vento mais intensas.

Este ano porém, desde abril, a estação que fica localizada no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) está inoperante e não há nenhum outro registro oficial de temperaturas na cidade.

A menor temperatura já registrada pelo Inmet em Vitória da Conquista foi em 2006, quando o termômetro da estação chegou a registrar 6,2°C.

Neve e geada no Sul do País

Há previsão de temperaturas negativas durante o amanhecer nas serras gaúcha, catarinense, bem como no sul do Paraná, nos dias 19 e 20. “Não se descarta à ocorrência de neve e/ou chuva congelada nas serras gaúcha e catarinense”, informa o SNM que prevê também a possibilidade de geada neste domingo (18) ao amanhecer “em todo o centro-oeste e sudoeste do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná”.

Entre segunda (19) e terça (20), as condições atmosféricas “serão propícias para a formação de geada (moderada a forte) em uma ampla área da Região Sul, podendo se estender pelo sul de Mato Grosso do Sul até a divisa entre São Paulo e o Paraná. No dia 20 (terça-feira), ainda há previsão para a formação de geada e os prognósticos de tempo indicam possibilidade para ocorrer na região sul de Minas e no estado de São Paulo”, complementa.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas