Mais de trezentos lavradores do distrito de Inhobim, na zona rural de Vitória da Conquista, estão reclamando da falta de abastecimento de água e energia elétrica na região.
Durante uma reportagem da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia, os produtores contam que o abastecimento de água, que é feito por meio de caminhão-pipa, não ocorre há cerca de 15 dias. Além disso, não há energia elétrica para ligar as bombas dos poços artesianos.
O lavrador João Silva conta que perdeu a plantação de café por não ter água para irrigar. “Pra ‘pegar’ tinha que ter água, mas aqui não tem. Fica difícil a planta crescer”, conta. Além dele, outros agricultores também tiveram sua plantação e renda comprometida.
Para manter as plantações, alguns dos produtores locais estão utilizando água estocada em garrafas pet para regar os pés de café, mandioca e outras culturas.
Sobre a falta de energia, Paulino Magalhães Rocha, representante dos Produtores Rurais de Inhobim, afirma que a região está há pelo menos 15 anos solicitando à Coelba a prestação do serviço.
Paulino conta que há uma rede elétrica no local, mas que falta ser distribuída para os pequenos produtores e propriedades rurais da região. Existe até um poço artesiano que tem água mas que não pode ser acessada porque a rede de energia elétrica mais próxima fica há três quilômetros do local.
Por meio de nota ao G1, a Coelba informou que o fornecimento de energia para a região não é possível no momento porque algumas questões ambientais não permitem e está procurando alternativas para prosseguir com a execução do serviço.
A prefeitura de Vitória da Conquista não se manifestou até o momento.