25.2 C
Guanambi
21.2 C
Vitória da Conquista

Mais de 300 agricultores de Vitória da Conquista reclamam da falta d´água e energia

Mais Lidas

Mais de trezentos lavradores do distrito de Inhobim, na zona rural de Vitória da Conquista,  estão reclamando da falta de abastecimento de água e energia elétrica na região.

Durante uma reportagem da TV Sudoeste, afiliada da Rede Bahia, os produtores contam que o abastecimento de água, que é feito por meio de caminhão-pipa, não ocorre há cerca de 15 dias. Além disso, não há energia elétrica para ligar as bombas dos poços artesianos.

O lavrador João Silva conta que perdeu a plantação de café por não ter água para irrigar. “Pra ‘pegar’ tinha que ter água, mas aqui não tem. Fica difícil a planta crescer”, conta. Além dele, outros agricultores também tiveram sua plantação e renda comprometida.

Para manter as plantações, alguns dos produtores locais estão utilizando água estocada em garrafas pet para regar os pés de café, mandioca e outras culturas.

Sobre a falta de energia, Paulino Magalhães Rocha, representante dos Produtores Rurais de Inhobim, afirma que a região está há pelo menos 15 anos solicitando à Coelba a prestação do serviço.

Paulino conta que há uma rede elétrica no local, mas que falta ser distribuída para os pequenos produtores e propriedades rurais da região. Existe até um poço artesiano que tem água mas que não pode ser acessada porque a rede de energia elétrica mais próxima fica há três quilômetros do local.

Por meio de nota ao G1, a Coelba informou que o fornecimento de energia para a região não é possível no momento porque algumas questões ambientais não permitem e está procurando alternativas para prosseguir com a execução do serviço.

A prefeitura de Vitória da Conquista não se manifestou até o momento.

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas