26.2 C
Guanambi
20.4 C
Vitória da Conquista

Projeto de equoterapia da PM atende mais de 150 crianças na Bahia

Mais Lidas

O cuidado e a responsabilidade em contribuir para o processo de reabilitação de pessoas com dificuldade de locomoção são algumas das tarefas adotadas pelas unidades do Esquadrão de Polícia Montada da PM. Esta segunda-feira (9) é celebrado o Dia Nacional da Equoterapia, mas para famílias de crianças e adolescentes que desfrutam dos serviços oferecidos pela unidade especializada, todos os dias são de comemorar o serviço, oferecido de forma gratuita.

Atualmente, cerca de 190 crianças, adolescentes e adultos são atendidos pelo projeto de equoterapia da PM, oferecido pelas unidades especializadas com sedes em Salvador, Feira de Santana e Itabuna.

Reprodução | PM Bahia

As atividades de equoterapia – realizadas com emprego de cavalos como forma de promover ganhos em níveis físico e psíquico (coordenação motora, tônus muscular, força, equilíbrio, auto-estima, coragem, disciplina e tolerância) – acontecem em espaços ao ar livre nas unidades da PM. A ação é acompanhada por policiais, fisioterapeutas e psicoterapeutas.

Na sede de Itabuna, 16 pessoas são atendidas pelo projeto, dentre elas, uma mulher de 52 anos, como conta o comandante da unidade major Altamiro Oliveira.”No momento temos pacientes com idade entre três e 53 anos. Entedemos a importância desse método terapêutico para a melhora deles e, por isso, tentamos atender ao máximo de pessoas”, afirmou.

Ao ingressar no Projeto de equoterapia da PM, cada paciente é avaliado de forma individual para que sejam traçados os exercícios de acordo com as dificuldades de cada um. As sessões de 30 minutos têm acontecido duas vezes por semana e, após, o término delas, é feito um relatório para acompanhar a evolução. Maior parte dos participantes do projeto possui síndromes, autismo ou paralisias.

“A alegria é imensa quando percebemos que eles apresentam qualquer avanço. Os pais ficam felizes ao notarem que filhos estão evoluindo e esse retorno é gratificante. É um trabalho feito com muita dedicação. Eles são supervisionados pelos profissionais da área de saúde e pelos nosso policiais que atuam como guia e nos cuidados dos cavalos”, declarou o comandante da Cavalaria de Feira de Santana, major Fabiano Viana.

Veja mais fotos

Notícias Relacionadas

Deixe uma resposta

Últimas